Interior

ANP interdita postos de combustíveis em Alagoas por irregularidades

Agência Brasil

Agência Brasil

Pelo menos seis postos de combustíveis em Alagoas foram autuados durante fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por diversas irregularidades. Destes, três foram interditados por aferição irregular na bomba medidora.

Entre os dias 12 e 15 deste mês, os fiscais da ANP vistoriaram 16 postos das cidades de Maceió, São José da Laje e União dos Palmares. Na ação, que aconteceu em 14 estados, a ANP verificou se os postos estão cumprindo as normas da Agência – como o atendimento aos padrões de qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas, apresentação de equipamentos e documentação adequados, entre outras. Além disso, foi verificada se todas as informações estão sendo prestadas de forma correta ao consumidor.

Na cidade de União dos Palmares, seis postos foram autuados por irregularidades no painel de preços; por não ter os instrumentos utilizados na análise de qualidade dos combustíveis, que pode ser solicitada pelos consumidores; ausência de adesivos obrigatórios; informação incorreta ao consumidor sobre a distribuidora de origem do combustível; e por possuir termodensímetro (equipamento acoplado às bombas de etanol para verificar aspectos de qualidade) sem operar adequadamente em bomba de etanol hidratado. Além de autuados, três postos de combustíveis sofreram interdições por aferição irregular na bomba medidora.