A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que o sinal 5G puro chega a Maceió e outras seis capitais do Brasil à partir desta segunda-feira (19). Além da capital alagoana, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, São Luís e Teresina recebem a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G.
Além de uma capacidade para uma velocidade dez vezes maior do que o 4G e um tempo de latência (atraso) menor, aumentando a resposta a comandos dos usuários, A quinta geração da internet móvel promete revolucionar setores da economia como empresas, o consumidor. A tecnologia também tem potencial para gerar impactos significativos no desenvolvimento de cidades inteligentes.
De acordo com a Anatel, cada operadora que fornece o sinal em Maceió tem a obrigação de instalar ao menos 13 antenas na capital alagoana, para que o 5G seja disponibilizado com eficiência.
O edital de licitação prevê, nesta etapa, a ativação de uma antena 5G na cidade para cada 100 mil habitantes. O número de estações deve seguir crescendo de acordo com os avanços da tecnologia. A previsão que consta no cronograma da Anatel dá conta que o 5G puro deve estar presente também nas cidades do interior até 2029, sendo ativado de forma gradual.
Com a adição de mais sete cidades, já são 22 capitais que contam com acesso ao sinal do 5G puro no Brasil. Para completar a ativação da faixa em todas as capitais, restam Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém. O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro.
Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal já contam com o sinal do 5G.