Saúde

Após pedido da Defensoria Pública, município de Maceió intensifica campanha de vacinação para crianças e adolescentes

Arapiraca inicia campanha de combate a poliomielite e de multivacinação nas Unidades Básicas

Atendendo à recomendação da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, a Prefeitura de Maceió deu início, nessa segunda-feira (26) a uma ação de intensificação para imunização de crianças e adolescentes não vacinados nas últimas campanhas. A ação acontece em escolas públicas municipais, estaduais, privadas e associações comunitárias, e tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal do Município.

Conforme a Gerência de Imunizações da Secretária de Saúde, além da vacina contra a a Covid-19, a campanha ofertará vacinas do calendário básico infantojuvenil, como a de poliomielite.

Em ofício, enviado ao Município na última sexta-feira (23) os defensores públicos do Núcleo de Proteção Coletiva, Daniel Alcoforado e Ricardo Melro, cobraram a adoção de medidas para assegurar o cumprimento das metas de vacinação e pediu informações sobre como são realizadas as campanhas de vacinação, quais outros métodos adotados para garantir a ampliação da cobertura e como é realizado o controle da vacinação de crianças e adolescentes no município.

A solicitação teve como base os baixos índices de imunização registrados por Maceió, em 2022.

Segundo dados do Datasus, até o momento, o Município de Maceió alcançou somente 38% da cobertura vacinal da Tríplice Viral D2, cerca de 50% das metas para as vacinas contra a poliomielite, hepatite B e pentavalente, quando a meta determinada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), para a maior parte das vacinas, é de 95%.

A Defensoria Pública segue aguardando a resposta do ofício requisitório enviado a Secretaria. No documento, a instituição também requisitou informações sobre a aplicação dos recursos enviados pelo Ministério da Saúde ao Município para a vacinação e a aplicação de recursos próprios em campanhas publicitárias com objetivo de estimular a adesão da população à vacinação na capital.

Confira o cronograma de locais da vacinação: 

Terça (27/09)

– CMEI Vice Governador Francisco Melo (Vergel do Lago)

– CMEI Sônia Maria Souza Cavalcanti (Bom Parto)

 

Quarta (28/09)

– CMEI Leda Collor (Tabuleiro do Martins)

– CMEI Professora Maria de Lourdes Vieira (Farol)

– Escola Estadual Margarez Lacet (Tabuleiro do Martins)

 

Quinta (29/09)

– CMEI Lindolfo Collor (Ponta Grossa)

– CMEI Elza Lira (Benedito Bentes)

 

Sexta (30/09)

– Associação Comunitária Petrópolis (Petrópolis)

– CMEI Jorge de Lima (Santa Lúcia)