Política

Rodrigo Cunha reafirma que assinatura de Pacto pela Educação será sua primeira ação no Governo de Alagoas

Assessoria

Rodrigo Cunha

A quatro dias da eleição que irá escolher o novo governador de Alagoas, o candidato Rodrigo Cunha (União) aproveitou a entrevista, na manhã desta quarta (28), para uma rede formada por sete rádios alagoanas e anunciou quais serão suas prioridades quando eleito. A primeira medida será a assinatura de um Pacto pela Educação com todos os municípios de Alagoas.

A iniciativa será seguida por renegociações de dívidas, cursos de formação profissional, incentivos à agricultura familiar e à segurança pública e ampliação do atendimento à saúde pública.

“Quero convidar todos os prefeitos de Alagoas para assinar com eles esse Pacto pela Educação. Precisamos, juntos, somar forças para reduzir o índice de analfabetismo, ampliar a quantidade de creches, diminuir a taxa de evasão escolar, estimular a ampliação do esporte dentro da escola. Nossa realidade hoje é muito triste, por isso vamos investir muito para mudar esse cenário”, garantiu Rodrigo.

Para incentivar a formação profissional, Rodrigo Cunha oferecerá cursos de capacitação para jovens e adultos em todas as regiões do estado. A escolha desses cursos se dará de acordo com a vocação e a potencialidade de cada localidade. “No Litoral, iremos investir no turismo; no Sertão, os cursos serão direcionados para as áreas agrícola, de laticínios e pecuária. Para a nossa querida Arapiraca, por exemplo, serão ofertadas formações para logística e saúde. Arapiraca será a mola propulsora do estado, com o seu polo industrial”, afirmou Rodrigo.

Para reduzir a quantidade de endividados em Alagoas que, hoje, de acordo com dados oficiais, está em torno de 70% da população, o candidato Rodrigo Cunha investirá maciçamente na renegociação de dívidas.

“Como senador, fui o relator da lei da renegociação de dívidas. Quando estava na diretoria do Procon de Alagoas, também investi pesado nesse tipo de ações. Então, como governador, é claro que iremos chamar os credores para que as dívidas da população sejam renegociadas”, afirmou Rodrigo.

Ele também assegurou que o Estado passará a ser o maior comprador da agricultura familiar e que os agricultores receberão assistência técnica e investimento. “Vamos ampliar a compra de merenda escolar para os agricultores familiares. O mínimo, que é de 30%, não será nosso máximo”.

A ampliação à assistência à saúde pública – incluindo a saúde bucal e a mental – também será prioridade em sua gestão. “Queremos trabalhar a saúde preventiva e a estima da nossa população”, ressaltou Rodrigo Cunha.

A entrevista à Rádio Líder FM, de Arapiraca, foi transmitida simultaneamente para emissoras localizadas em Junqueiro, União dos Palmares, Coruripe, Penedo, Maribondo, e Teotônio Vilela.