Futebol

Cruzeiro ganha ‘ajudas inesperadas’, é campeão da Série B sem entrar em campo e destrói recorde do Corinthians

O Cruzeiro é o campeão da Série B do Brasileirão de 2022.

Nesta sexta-feira, a Chapecoense venceu o Bahia de virada por 3 a 1 na Arena Condá em duelo válido pela 32ª rodada da competição e, com isso, a Raposa, que já havia garantido seu acesso, não pode mais ser alcançada na ponta da tabela.

O Bahia abriu o placar com Luiz Henrique aos 42 minutos do primeiro tempo. Thomás empatou para a Chape aos 3 minutos do segundo, e Willian Popp virou o placar aos 25 da etapa final. Maílton fechou a conta nos acréscimos, quando os baianos já tinham um homem a menos em campo devido à expulsão de Everton.

Com o resultado, o Bahia segue com 52 pontos e fica na terceira colocação. A Chape vai aos 38 pontos, se afasta da zona de rebaixamento e vai à 13ª posição do campeonato.

O Cruzeiro, que tem 71 pontos, não pode mais ser alcançado por ninguém, já que abriu 18 pontos de vantagem para o Grêmio, atualmente vice-líder.

Mesmo com o Grêmio igualando a pontuação com seis rodadas restando para o fim da Série B, os mineiros têm 21 vitórias contra 14 dos gaúchos, sendo esse o primeiro critério de desempate.

Mais cedo, o Grêmio perdeu para o Sampaio Corrêa por 2 a 1 fora de casa e assim deixou aberta a possibilidade do Cruzeiro ser campeão ainda nesta sexta-feira. Bastava a Chape vencer o Bahia.

O Cruzeiro garante o título da Série B com seis rodadas de antecedência, quebrando o recorde do Corinthians de 2008, campeão da competição com quatro rodadas restando para o fim.

Esse é o primeiro título do Cruzeiro desde o Campeonato Mineiro desde 2019. A Raposa ainda conquista pela primeira vez a taça da Série B.

O título da segunda divisão também marca a primeira conquista do clube desde que Ronaldo assumiu o comando do Cruzeiro, no início do ano.

Em 2019, o Cruzeiro foi rebaixado pela primeira vez em sua história e se viu na pior crise financeira e técnica desde sua existência, ficando três anos na Série B até voltar à elite.