Interior

‘Bolotas’ de óleo voltam a aparecer em praias de Alagoas; veja vídeo

Cortesia

Bolotas em Porto da Rua

Diversas ‘bolotas’ de óleo surgiram novamente, neste sábado, 1º, em pelo menos três praias alagoanas. Desta vez, o registro aconteceu nas praias de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Paripueira, litoral norte de Alagoas.

Também há relatos de pedaços do material na praia do Francês, cidade de Marechal Deodoro, segundo o Instituto Biota de Conservação.

Ao Alagoas 24 Horas, Roberta Carvalho, Chefe do APA Costa dos Corais do ICMBio, informou que a limpeza nas praias de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras já está sendo realizada. Os locais estão sendo monitorados e todos os municípios estão em alerta.

Os casos também já foram reportados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Desde agosto, os fragmentos de óleo estão aparecendo em praias do litoral nordestino. Os materiais foram encontrados em praias de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. No mês passado, a Marinha do Brasil emitiu uma nota informando que a suspeita dos investigadores é de que o material tinha sido lançado ao mar após a lavagem de taques de um navio petroleiro. As análises clínicas mostram que os resíduos são petróleo produzido no Golfo do México.