Futebol

Confusão generalizada deixa ao menos 127 mortos na Indonésia e suspende campeonato

Torcedores morrem asfixiados após confusão em jogos do Campeonato Indonésio

Uma tragédia durante uma partida do Campeonato Indonésio suspendeu o torneio por tempo indeterminado. Inconformados com a derrota por 3 a 2 para o Persebaya, torcedores do Arema invadiram o gramado do estádio Kanjuruhan, em Malang, e protagonizaram uma batalha campal.

A confusão a qual resultou na tragédia veio após o jogo. Inconformados com a arbitragem e o resultado, torcedores do Arema invadiram os gramados para agredir os jogadores da própria equipe e o trio de arbitragem. A ação resultou em uma resposta da polícia com bombas de gás lacrimogêneo, aumentando o tumulto.

Como resultado da ação, torcedores do Arema tentaram fugir do estádio através de um dos acessos disponíveis. Com isso, a via ficou congestionada e muitos não conseguiram sair, morrendo asfixiados com o gás utilizado pela polícia com o objetivo de conter a ação. Pelo menos 34 pessoas morreram no estádio, enquanto outras 93 faleceram em hospitais locais. Ainda há cerca de 180 pessoas hospitalizadas.

CAMPEONATO SUSPENSO

Em decorrência da tragédia, a Federação de Futebol da Indonésia suspendeu o campeonato por tempo indeterminado. Em nota, os oficiais do futebol local lamentaram a tragédia e determinaram a suspensão do campeonato enquanto novas medidas de segurança, a fim de evitar futuras tragédias, são avaliadas. Além disso, o clube mandante foi proibido de sediar partidas até o fim da temporada.

Em nota, a direção do Arema se manifestou sobre o fato, confira abaixo:

“O Arema FC expressa suas profundas condolências pelo desastre em Kajuruhan (nome do estádio). A direção do Arema FC tabém é responsável pelo tratamento das vítimas, tanto as que morreram quanto as feridas.Como acompanhamento, a gerência do Arema FC também estabelecerá um centro de crises ou posto de informações às vítimas para receber relatórios e tratar as vítimas que estão hospitalizadas e doentes.Às famílias das vítimas, a direção do Arema FC pede imensas desculpas e está pronta para indenizar. A direção está pronta para aceitar sugestões de tratamento pós-desastre para que muitos sejam salvos.”