O ex-governador de Alagoas e ex-prefeito de Murici, Renan Filho (MDB) foi eleito senador com mais de 830 mil votos, o que significa pouco mais de 56% do eleitorado, até o momento, com 98% das urnas apuradas. Neste momento, o resultado significa quase 209 mil votos a frente do segundo colocado.
Este ano há apenas uma vaga para o plenário, onde Filho deve se juntar ao pai Renan Calheiros (MDB) e a Rodrigo Cunha (União Brasil), caso este não seja eleito ao governo do Estado no segundo turno disputado contra Paulo Dantas (MDB).
Quem está no lugar de Cunha no Senado é a Dra. Eudócia (PSB), sua suplente, e mãe do atual prefeito de Maceió, JHC (PSB).
Renan Filho, da coligação “Alagoas daqui pra melhor”, propôs continuar o trabalho iniciado a frente do executivo estadual em Brasília, tornando o estado ainda mais forte.
Sem a apuração totalmente finalizada, o agora senador eleito, ainda não se manifestou sobre o resultado.
Os demais candidatos ao senado têm nesse momento da apuração a seguinte pontuação: Davi Davino Filho (PP) 625.023 votos, 42,32%; Mario Agra (Psol) 0,86%, com 12.731 votos. O nome do Coronel do Valle (PROS) não aparece no painel de resultados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os suplentes de Renan Filho no Senado são o empresário Fernando Lopes de Farias, de Maceió, e a médica Amélia Farias, natural de Palmeira dos índios.
Renan Filho
Filho mais velho do senador Renan Calheiros (MDB), ex-presidente do Senado Federal, e de Maria Verônica Rodrigues Calheiros, Renan Filho é natural do município de Murici.
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), em 2013, concluiu um curso de extensão em Políticas Públicas direcionadas à Primeira Infância na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos.
Após trabalhar com o pai no Senado, iniciou sua trajetória política aos 25 anos, quando em 2004, foi eleito prefeito de Murici e reeleito ao cargo em 2008. Em 2010 ele foi eleito o deputado federal mais votado do estado. Em 2014 venceu pela primeira vez as eleições para o governo do estado, se tornando o governador mais jovem da história do estado e sendo reeleito quatro anos depois, em 2018.
Renan Filho é casado com a administradora Renata Pires Calheiros e tem dois filhos: Davi e João.