Imagina planejar um aniversário dos sonhos para o filho, pagar adiantado e, na véspera, o evento ser cancelado? Essa situação aconteceu com pelo menos 32 pessoas em São Luís, após várias festas serem canceladas por uma empresa de buffet.
Diolene Barbosa, mãe da pequena Valentina, conta que a festa de 1 ano da filha foi cancelada no dia em que o evento iria acontecer. Segundo ela, a proprietária do buffet contratado disse que não iria realizar a festa por falta de dinheiro.
“A gente contratou ela para fazer a festa da minha filha de 1 ano e quando chegou no dia da festa ela mandou mensagem dizendo que infelizmente não ia ter como fazer a festa, como tinha planejado, por falta de dinheiro”, disse Diolene Barbosa.
Débora Vale, outra cliente lesada, diz que pagou pelo serviço de forma adiantada, mas, mesmo assim, a dona do buffet cancelou a festa alegando a falta de dinheiro.
“Dei o valor à vista, de forma antecipada, justamente para não dar nenhum tipo de problema. A festa estava para acontecer no dia 2 de julho e, um dia antes, ela disse que estava com Covid e Chikungunya, mas sem apresentar nenhum atestado. Então ela me deu só duas opções, ou eu cancelo a festa ou remarco para o próximo fim de semana, no dia 10 de julho. Quando dá no dia 10, em cima da hora, ela me liga dizendo que não vai poder fazer a minha festa porque não tem dinheiro”, conta Débora.
Até o momento, nenhum dos clientes que tiveram as festas canceladas receberam o reembolso pelo serviço pago. A pessoa que os denunciantes apontam como a dona do buffet de festa procurou a TV Mirante para dar a sua versão do que aconteceu. A empresária optou por não mostrar o rosto, para preservar a segurança da família. Segundo ela, os eventos foram cancelados por causa de um problema de saúde.
“Isso aconteceu no dia 16 de julho deste ano e, logo após eu ser hospitalizada, eu sofri um começo de AVC, uma vida de estresse muito grande também. Eu cheguei na UPA do Parque Vitória com minha pressão muito alta, fiquei desacordada e nesse dia tinha eventos para cumprir. Quando eu acordei a situação já estava toda formada, toda a situação de difamação e calúnia”, disse.
Ela disse, ainda, que não tem como devolver o dinheiro pago pelos clientes porque a repercussão negativa do que aconteceu está a impedindo de conseguir trabalho.
“Tô trabalhando para conseguir organizar minha vida financeira e seguir no meu ramo. Uma cliente fez uma página na rede social na qual está o meu Instagram e automaticamente eu perdi dezenas de clientes, vários estornos de cartão. A partir do momento que estou com o meu nome exposto cliente nenhum chega até mim e eu não consigo me erguer”, explicou.
Casos parecidos foram registrados no Procon-MA, mas as pessoas ainda deixam de formalizar a denúncia. De 2021 a 2022, foram registradas apenas quatro reclamações contra empresas de buffet que não cumpriram com o contrato.
“Quando o consumidor contratar um serviço ou adquirir um produto que não foi entregue ou executado ele tem sim o direito do ressarcimento, via denúncia, de receber integralmente esses valores”, ressalta Raphael Senna, diretor de fiscalização do Procon-MA.