A Polícia Federal realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (6), contra um servidor público que estaria ganhando dinheiro por meio de uma fraude ao sistema dos Correios. O nome dele não foi informado.
Policiais realizam mandados de busca e apreensão em Caxias, Governador Eugênio Barros e São Luís (MA). Além de ter parte dos bens restritos, o servido também foi afastado das funções, segundo a PF.
De acordo com a polícia, a fraude consistia na inserção de dados falsos em um sistema corporativo dos Correios, simulando remessa de encomendas com a contratação de serviço adicional de valores e posterior pedido de indenizações.
Porém, como a encomenda de fato não existia, nunca chegava ao destinatário e acabava sendo tratada como “extraviada”, gerando o direito de ressarcimento e causando um prejuízo aos cofres públicos.
Ainda segundo a PF, o dinheiro dos ressarcimentos não ia diretamente ao investigado, mas ele usava o nome de terceiros, como parentes, para receber e depois obter sua parte.
O investigado poderá responder pelo crime de peculato eletrônico, cuja pena pode chegar a doze anos de reclusão e multa.