Brasil

Vídeo: outra ponte desaba na BR-319 e PRF interdita trecho da via no Amazonas; 14 seguem desaparecidos

Usuários ouviram a ponte estalar. Interdição acontece duas semanas depois de via cair no município de Caieiro e deixar quatro mortos

Uma ponte no km 25 da BR-319 (que antes era o km 12), sobre o rio Autaz Mirim, desabou no sábado (8/10). A informação foi confirmada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Segundo ele, não há vítimas. A via havia sido interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) poucas horas antes.

É a segunda ponte a desabar em menos de duas semanas na BR-319. No dia 28 de setembro, uma via desabou no município de Careiro. Veículos que passavam pelo local caíram dentro do rio que atravessa a pista. O governo do estado e a prefeitura da cidade divergem sobre o número de vítimas. Até hoje, quatro mortes foram confirmadas, mas 14 pessoas ainda estão desaparecidas.

De acordo com pessoas que estavam no local, a ponte estalou e assustou motoristas e passageiros. Por isso, a PRF interditou a passagem de 174 metros de extensão, o que foi confirmado também pelo Dnit. A população que usa diariamente a BR-319 reclama de estar ficando cada vez mais isolada. Caminhões com combustível e abastecimento têm dificuldades para chegar aos municípios da região.

Na mensagem de Wilson Lima, ele garante que uma equipe do governo federal vai até o estado “para avaliar como resolver o acesso na área”. Entretanto, mesmo depois de 10 dias do acidente em Careiro e a promessa da substituição da ponte caída por uma estrutura metálica, nada foi feito. As travessias têm sido feitas por embarcações.

Em redes sociais e grupos de mensagem, vários vídeos mostram também o perigo para quem trafega pela rodovia, principalmente ao passar pelas pontes. Confira vídeo postado por uma pessoa e divulgado pelo portal Amazon Mix: