Saúde

“Desistir nunca foi uma opção”, conta alagoana que venceu o câncer de mama

Outubro Rosa: “desistir nunca foi uma opção”, conta paciente alagoana que venceu o câncer de mama

Conheça a história de Maria José Nascimento, que enfrentou a doença e, agora, inspira outras mulheres a perseverar em busca da cura

Receber o diagnóstico de um câncer de mama não é fácil, afinal, é um misto de sentimentos, que vai desde o medo até a preocupação de como será o futuro. No entanto, conhecer a história de mulheres que já enfrentaram a doença e venceram pode ajudar novas pacientes a manter a esperança e, principalmente, a perseverar em busca da cura.

O relato de Maria José dos Santos Nascimento, 52, natural do município de Porto de Pedras, localizado no litoral norte de Alagoas, emociona e é prova de que é possível vencer a patologia com força de vontade e determinação.

O diagnóstico do câncer de mama

No ano de 2019, a dona de casa, que atualmente reside em Maceió, começou a perceber os primeiros sintomas. “Sentia dores nos seios e, quando apalpei a mama, notei um nódulo na região”, relata. A paciente do Hapvida NDI Maceió buscou um especialista e, pouco tempo depois, veio o diagnóstico: câncer de mama.

“Fiquei muito preocupada, mas os médicos me tranquilizaram e me deram todo o apoio necessário que eu precisava naquele momento para seguir em frente”, diz. Maria José explica que o tratamento contra a doença contou com sessões de quimioterapia e radioterapia. Também foi necessário realizar uma mastectomia, que consiste na retirada cirúrgica da mama.

Apoio emocional

Além dos cuidados clínicos, o apoio emocional ao paciente é fundamental e pode fazer a diferença para quem enfrenta a doença. “Apesar de todos os obstáculos e o medo, não deixei que o câncer me paralisasse. O apoio da minha família foi muito importante naquele momento. Sem eles tudo seria bem mais difícil”, reflete.

Maria José agradece os cuidados recebidos pelos profissionais de saúde do Hospital Maceió, que se tornou um ambiente acolhedor que proporcionou a cura. “Foi tudo incrível. Fui muito bem cuidada!”, resume.

“Quero viver cada dia mais”

A alagoana finaliza ao afirmar que, para ela, a fé está em primeiro lugar para vencer tudo. “Não só o câncer, mas todos os problemas e dificuldades da vida. Agora, curada, quero viver cada vez mais. O meu coração está repleto de gratidão”, conclui.