Brasil

Clientes reclamam de instabilidade no aplicativo da Caixa: ‘PIX não funciona’

Registros começaram por volta das 08h, no horário de Brasília, com pico às 14h, segundo dados da plataforma Downdetector.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Clientes reclamam de instabilidade no aplicativo da Caixa — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Clientes da Caixa Econômica Federal reclamam de instabilidade no aplicativo do banco desde a manhã desta segunda-feira (10). Segundo os usuários, não é possível realizar pagamentos e transferências via PIX.

“Alguém sabe o que está acontecendo com o PIX Caixa? Fora do ar há horas”, escreveu um dos clientes no Twitter.

Segundo os usuários, a mensagem de erro “Transação indisponível no momento” aparece imediatamente ao tentarem realizar o envio de valores por meio do sistema do aplicativo do banco.

Mensagem mostra erro no aplicativo da Caixa. — Foto: Reprodução/Twitter

Os registros de problemas começaram por volta das 08h, no horário de Brasília, segundo dados da plataforma Downdetector, que monitora serviços online. O sistema também mostra que a instabilidade se intensificou por volta das 11h, com pico, até então, às 14h.

Ainda segundo a plataforma, 54% das notificações são relacionadas ao PIX, 28% ao login no internet banking e 18% a operações no internet banking.

O g1 entrou em contato com a Caixa para esclarecer a situação, mas ainda não obteve retorno.

Problemas com o PIX

Na última quarta-feira (5), aplicativo do Nubank também apresentou instabilidade. Clientes reclamaram que não conseguiram realizar serviços como PIX, pagamento de contas e até checagem de saldo e extrato.

“Vocês estão com instabilidade no app, tudo bem, acontece, mas eu preciso do dinheiro que está lá pra já, e se eu for ao caixa eletrônico, pago taxa, se eu não tiver está taxa reembolsada, vou cancelar minha conta assim que o app voltar a funcionar”, reclamou uma das clientes, na ocasião.

Em nota enviada ao g1 no fim da tarde do mesmo dia, o Nubank lamentou o ocorrido esclareceu que o aplicativo passou por uma oscilação temporária em função de atualizações de rotina.

O PIX também foi alvo de reclamações no dia 29 de setembro. Segundo relatos de clientes dos principais bancos brasileiros, as tentativas de transferência apresentavam erro e não eram concluídas.

Apesar do indicativo de uma falha geral, o Banco Central informou ao g1, na ocasião, que os sistemas estavam funcionando normalmente.