Nessa quarta-feira (12), Flamengo e Corinthians empataram em 0 a 0, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Mesmo após o apito final, a partida segue repercutindo por conta de reclamações em relação à arbitragem do duelo. Em meio a isso, a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios da cabine do VAR referente ao lance mais polêmico do confronto.
A jogada em questão foi um toque da bola no braço do zagueiro Léo Pereira, aos 36 minutos do segundo tempo. O árbitro de campo, Bráulio da Silva Machado entendeu o contato como normal e mandou o lance seguir. Pouco depois, o VAR fez a checagem da ação, mas não concordou com a decisão do campo de jogo e não recomendou a revisão. Com isso, a partida terminou sem gols.
CBF divulga aúdio do VAR em lance do suposto pênalti para o Corinthians, além de uma análise explicando a regra do toque de mão. #colunadofla pic.twitter.com/kWX6Zv3ame
— Coluna do Fla | Flamengo (@ColunadoFla) October 13, 2022
CONFIRA O ÁUDIO:
EXPLICAÇÃO DA CBF: O jogador defensor, quando recebe em seu braço esse impacto da bola que resvala no momento anterior em seu corpo, está com seus braços em movimento natural para a ação de disputa que está realizando. Portanto, de acordo com o texto das regras do jogo, esse impacto no braço que surpreendeu o jogador defensor, que tinha seu braço em posição natural para a disputa que estava sendo realizada, é uma ação normal de jogo, não devendo ser penalizada pelo árbitro.
Bráulio: Cruzou, legal. Desvio. Não vi, não vi, não vi. Acho que pegou no braço.
AVAR: Checando, checando possível penal.
VAR: Volta, volta, segue.
Bráulio: Ela desvia, não vejo. Está checando. Pode checar.
VAR: Pega na barriga dele, ó. Volta, volta, Miza. Pega na barriga dele e vai para o braço, tá? Joga para mim em velocidade normal por essa mesmo. Parece que pega na barriga dele. Quero ver outra, essa está chicoteando, Miza. Segura, Bráulio, checando possível penal. Vai. Não consigo ver se ele está direto no braço.
Bráulio: Por debaixo do braço, parece.
VAR: Está disputando a bola. Volta. Próximo. E tem um desvio na barriga dele.
AVAR: Bráulio, já checado. A bola desvia na barriga dele e vai para o braço, está em ação de disputa, tá? Bate na barriga dele e vai para o braço, pode seguir.
Por conta do lance, o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro, assumiu que o clube vai tomar providências contra a arbitragem. O mandatário do Alvinegro ressalta que a ‘imagem é muito clara’ e que, devido a isso, a decisão tomada pelo juiz e pelo VAR são consideradas ‘erros gravíssimos’. Por fim, o corintiano ainda afirma que os profissionais do apito explicaram aos paulistas que a bola teria batido na barriga de Léo Pereira.
Agora, a decisão da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians ficou para a próxima quarta-feira (19), no Maracanã, às 21h45 (horário de Brasília). Antes disso, no entanto, as equipes terão compromissos pelo Campeonato Brasileiro. No sábado (15), o Mengo recebe o Atlético-MG, às 20h30 (de Brasília), mesmo dia de que o Alvinegro encara o Goiás, mas às 19h (de Brasília). Ambos os jogos são válidos pela 32ª rodada da competição.