Continuando a agenda pelo Nordeste, o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu apoiadores no Centro de Maceió na tarde desta quinta-feira, 13. Ao lado do governador afastado e candidato ao Governo de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); do senador Renan Calheiros (MDB) e de Renan Filho (MDB), também eleito senador, e outras autoridades, o petista reforçou promessas feitas no primeiro turno.
Em um trio elétrico, Lula seguiu até a Praça Deodoro, em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas, onde, aos alagoanos, o ex-presidente lembrou conquistas e números no estado na época que ainda ocupava o cargo, entre os anos de 2002 e 2010, e reforçou que vai acabar com a fome, vai voltar a investir nas universidades públicas, além de garantir a não privatização de estatais como Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
O candidato ainda ressaltou que chegou a acreditar em uma vitória no primeiro turno, mas lembrou que sempre foi eleito em segundo turno e pediu ainda mais força dos apoiadores na reta final da campanha.
“Essa viagem é com uma mensagem de agradecimento. Quero agradecer a cada um que votou em mim no 1° turno. Sou muito sensível ao gesto democrático de vocês. Quase que a gente ganha no 1° turno. Mas acho que Deus quis me colocar à prova e vou ter que disputar o 2°. Todas as eleições que disputamos com o PT, nós fomos para o 2° turno. E em todas as vezes eu ganhei”, assegurou o candidato.
Paulo Dantas
Entre gritos de “já ganhou”, Lula enfatizou que o atual presidente e adversário direto, “Jair Bolsonaro (PSL) passou quatro anos brigando com prefeitos e governadores, mas que um verdadeiro presidente precisa “trabalhar junto” e pediu votos ao candidato ao governo do estado, Paulo Dantas.
“O povo brasileiro precisa, trabalhar, comer e estudar e isso tudo vai melhorar numa combinação perfeita entre o governo do estado e a presidência da república”, disse Lula.
Já Dantas disse a Lula: “Sua presença nos enche de motivação e coragem. No 1° turno, eu, Paulão, Renan Calheiros, Renan Filho, os candidatos a deputado federal e estadual, andamos por Alagoas levando a mensagem do presidente Lula, que é de trabalho e recursos para quem precisa. E essa mensagem nos deu uma grande votação no 1° turno. Quase 47% dos votos válidos”, considerou Dantas.
Em seu discurso, Dantas continuou dizendo que está pronto para continuar as mudanças iniciadas no governo de seu antecessor, Renan Filho (MDB) e direcionou mensagem ao candidato Rodrigo Cunha (União Brasil), que enfrentará no dia 30 de Outubro.
“Mentiram no primeiro turno e tentam agora no segundo turno, de maneira mesquinha e pervesa, orquestrar uma armação contra a minha pessoa. E quero dizer que fui prefeito por duas vezes, deputado estadual, líder do governo na assembleia e estou há 5 meses no governo e sou ficha limpa e não devo nada à Justiça. Rodrigo Cunha e Arthur Lira, vocês não são soberanos. Quem vai escolher o governador de Alagoas é o povo de Alagoas”, falou.
Paulo Dantas foi afastado do cargo, após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é investigado por um suposto esquema de desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa de Alagoas, quando era deputado estadual. O afastamento, no entanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE-AL), não impede que Dantas dispute o 2º turno.