Coronavírus

Covid: Saúde autoriza vacinação de bebês de 6 meses com comorbidades

Vacina da Pfizer será destinada, no primeiro momento, a crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades.

O Ministério da Saúde aprovou, nessa quinta-feira (13/10), a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos contra Covid-19 com o imunizante da Pfizer. O fármaco será destinado, no primeiro momento, aos pequenos com comorbidades.

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

O uso da vacina nesta faixa etária havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro deste ano. Para que a imunização fosse iniciada, no entanto, faltava o aval do Ministério da Saúde.

Apesar da autorização, a pasta ainda não sinalizou quando a vacinação vai começar e quando enviará doses aos estados e municípios.

De acordo com o Ministério da Saúde, o órgão solicitará à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) a avaliação de possível ampliação do uso da vacina a crianças sem comorbidades.

Recomendações
A recomendação da Anvisa para vacinação deste público inclui três doses de 0,2 ml cada. O intervalo sugerido entre as duas primeiras doses é de três semanas. Para a terceira, recomenda-se ao menos oito semanas. A tampa do frasco deverá ter a cor vinho.

“O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, esclarece a agência, em nota.

O imunizante terá que ser armazenado entre -90° C e -60° C. “Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2° C e 8° C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, complementa a Anvisa.

 

Recentes