Futebol

Quem é, literalmente, o novo Neymar do Santos descoberto aos 10 anos, quase vítima de COVID e blindado no clube

O Santos começa a preparar a chegada de um novo Neymar. Desta vez, porém, a joia da base não está somente sendo comparada ao craque formado na Vila, mas também carrega o seu nome.

Willamys Neymar, de 11 anos, foi registrado como contratação do clube no último mês de setembro e é o primeiro ‘xará’ do craque a chegar ao clube depois da formação do original.

Segundo o site UOL, o nome do jovem é composto, com a mãe desejando chamá-lo de Willamys e o pai fazendo pressão pelo nome do atacante, uma vez que a criança nasceu logo após a conquista da Conmebol Libertadores de 2011.

E o jovem parece fazer justiça ao nome que carrega. Após começar a jogar futebol aos 4 anos, o garoto foi descoberto por um olheiro em 2021, que reportou o talento do menino a João Rogério Vonfim, ex-observador da base do clube.

“Eu saí da Bahia e fui para Maceió vê-lo. E é impressionante. Eu já vi e revelei muitos talentos, mas ele é acima de todos. O nome não é por acaso”, disse Joãozinho ao site UOL.

O observador, de acordo com o site, apostou em Willamys e deu condição para sua mãe e três irmãos se mudarem, com o pai sendo ausente desde a gestação. O jovem chegou desnutrido e teve que passar por um período de ganhar peso e massa muscular antes de ter destaque dentro do campo.

“Minha mãe ficou com medo de sair da nossa cidade, mas o Joãozinho mostrou que eu tinha um futuro brilhante para ser mostrado. Fui para o Canarinho (CT na Bahia) e só tenho de agradecer ao Joãozinho, Luciano e minha treinadora Tânia por acreditarem em mim”, disse o garoto, que chegou a receber procuras de Fluminense, Grêmio e Internacional.

Em 2020, porém, a história do garoto quase foi interrompida. Neymar ficou sete dias intubado em decorrência da COVID-19 e teve duas paradas cardíacas, correndo risco de vida entre os 18 dias passados no Hospital da Mulher e no hospital universitário em Maceió.

“A gente não entendia, achava que criança não ficava mal. Mas graças a Deus ele ficou bem e foi só um grande susto. Eu tinha medo dele logo cedo interromper o sonho da vida”, contou a mãe de Neymar ao UOL.

Agora, mesmo depois do registro da contratação pelo Santos, o clube tenta ‘blindar’ o atleta e não fazer alarde sobre sua chegada. Kauan Basile, outro jovem do sub-11, teve problemas com excesso de publicidade depois de se tornar o mais novo a assinar com a Nike.

“Estou muito feliz e só quero dar meu melhor a cada dia, sem passar por cima de ninguém. Eu amo o Santos e amo finalmente estar aqui”, finalizou Neymarzinho.