Brasil

Encapuzados atiram em barbearia, matam cabeleireiro e ferem outro homem

Sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) fica no bairro do Cordeiro, no Recife — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Um cabeleireiro foi assassinado a tiros quando trabalhava em sua barbearia, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Encapuzados efetuaram os disparos de arma de fogo, no domingo (23), e também feriram outro homem, segundo a Polícia Civil.

O crime aconteceu em Nova Tiúma e foi praticado por ocupantes de um carro que parou na frente do salão de beleza. Jacicláudio Correia, de 48 anos, morreu na hora.

Um homem, também de 48 anos, que não teve o nome divulgado, foi baleado e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Segundo testemunhas, os ocupantes pararam um Gol cinza na frente do salão e começaram a atirar. Em seguida, fugiram.

Nesta segunda (24), moradores de Nova Tiúma postaram informações sobre a despedida a Jacicláidio.

Jacicláudio Correia foi assassinado em São Lourenço da Mata, no Grande Recife — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O velório estava marcado para as 15h, na frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Lourenço. O enterro seria realizado às 16h, no cemitério da cidade.

Amigos também manifestaram pêsames para a família e usaram a frase “Você sempre estará em nossos corações.”

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela Força-Tarefa de Homicídios da Região Metropolitana Norte, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“Um inquérito policial foi instaurado e outras informações poderão ser fornecidas em momento oportuno”, informou a corporação, no comunicado.

Estatísticas

Entre janeiro e setembro de 2022, Pernambuco registrou 2.540 assassinatos. Isso representa um aumento de 1,6% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram notificados 2.499 crimes desse tipo.

Segundo o governo, na comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês do ano passado, houve redução de 20% na quantidade de mortes violentas.

Em setembro de 2022, foram 222 mortes violentas. Isso significa uma média diária de 7,4 homicídios no estado. No mesmo mês de 2021, foram 278 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).