Futebol

Grupo de atletas envia carta à Fifa pedindo exclusão do Irã da Copa

A jornalista Masih Alinejad afirmou que mais um passo foi dado para a exclusão da seleção iraniana do Mundial

Um grupo de atletas iranianos enviou uma carta à Fifa pedindo a exclusão da seleção do Mundial. O documento foi assinado pelo renomado advogado Juan Dios Crespo.

A jornalista Masih Alinejad postou em suas redes sociais afirmando que mais um passo foi dado para a exclusão da seleção iraniana da Copa, seguido de uma foto do documento enviado.

“Posso anunciar que hoje foi dado o passo mais importante para expulsar a República Islâmica do Catar da Copa do Mundo. Primeiro com a cooperação de atletas iranianos e agora com a ajuda de um grupo dos mais proeminentes advogados internacionais oficialmente e através do processo legal de petição” escreveu Masih.
“As mulheres têm sido constantemente negadas a ter acesso a estádios em todo o país e sistematicamente excluídas do ecossistema do futebol no Irã, o que contrasta fortemente com os valores e estatutos da Fifa”, diz o comunicado.

O documento ainda relata os casos de alguns jogadores com passagens pela seleção, como Hossein Mahini, Aref Gholami, Ali Karimi e Ali Daei, que foram vítimas de prisões, assédios ou ameaças do governo.

Ídolo do futebol iraniano, Ali Daei tem apoiado a ação e, por isso, vem sofrendo ataques nas redes sociais. Recentemente, ao voltar de uma viagem da Turquia, o ex-jogador teve o passaporte confiscado.