Segundo turno: Alagoanos vão às urnas neste domingo definir presidente e governador
Para os dois cargos, eleitores do estado escolherão pela reeleição ou novo representante
30/10/2022 08:05
Compartilhe
Da Redação
Neste domingo, 30, chegam ao fim as eleições gerais de 2022. Os eleitores alagoanos vão às urnas escolher quem será o presidente da República e o governador do Estado a partir de 2023.
A votação vai das 8h às 17h (horário de Brasília) em todo o país. Além de Alagoas, mais 11 estados também terão votação para governador, são eles: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Para votar
Para votar o título não é obrigatório, desde que o eleitor apresente documento oficial com foto, podendo ser a versão digital. São válidos: E-Título; Carteira de Identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; Certificado de reservista; Carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.
Em Maceió, os eleitores contarão com o aumento de frota de ônibus que circulam em Maceió. Serão quase 600 viagens a mais de 7h às 18h, com 50% a mais de veículos circulando. Neste dia, a passagem já é gratuita.
Para ter o benefício da gratuidade, o eleitor deverá possuir o cartão Vamu na modalidade Cidadão. Aqueles que possuem outro cartão, deverão fazer o novo cartão, com primeira via gratuita.
Celular na cabine
Não é permitido levar o celular para a cabine de votação. Neste momento o aparelho precisa ficar em local indicado pelos mesários e deve ser entregue junto com o documento de identificação. O objetivo é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores.
A regra se aplica a outros aparelho como máquinas fotográficas, por exemplo, que serviriam para registrar o voto do eleitor.
Manifestação de voto
É permitida a manifestação individual e silenciosa das preferências do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada pelo uso de camisetas, adesivos, botons, bonés, bandeiras, broches etc. O que não pode é a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, a caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa, a abordagem, o aliciamento e a utilização de métodos de persuasão ou convencimento e distribuição de camisetas.
Bebidas alcoólicas
A venda de bebidas alcoólicas foi liberada em Alagoas neste domingo, dia do 2º turno das eleições. O secretário Flávio Saraiva avaliou que não haverá necessidade de restringir a venda de bebida uma vez que, para a SSP, o primeiro turno das eleições foi tranquilo no estado.
Tropas Federais
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou o envio de tropas federais para o segundo turno das eleições em mais 23 cidades de Alagoas. Com isso, 27 municípios recebem reforço na segurança.
Resultados
A apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h, no horário oficial de Brasília. A votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.