No primeiro turno candidato do MDB venceu em 83 municípios. Previsão é ganhar em 90 cidades neste pleito
O candidato a reeleição ao Governo de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), votou na manhã deste domingo, 30, na escola Nossa Senhora da Penha, em seu município natal, Batalha, a 170 km de Maceió. Ele estava acompanhado pelo ex-governador e senador eleito Renan Filho (MDB) e do candidato a vice, Ronaldo Lessa (PDT).
Era pouco antes das 10h quando o candidato chegou ao local e em poucos minutos encerrou todo o trâmite e conversou com a imprensa. Otimista, Dantas disse que a expectativa é ampliar a diferença que teve do segundo colocado, Rodrigo Cunha (União Brasil), no primeiro turno que se aproximou dos 20%.
O atual governador disse ainda que aguarda vitória em 90 municípios alagoanos, sete a mais do que os 83 nos quais venceu em 2 de outubro.
“A expectativa é nós ganharmos ainda em mais municípios do que nós ganhamos no primeiro turno. A população teve a condição de comparar quem trabalha com quem não trabalha. Quem fala a verdade com quem mente. Quem tem condições de tocar o trabalho iniciado por Renan Filho e todos viram que sou eu que tenho e é por essas razões que vamos ganhar as eleições. Tivemos 73% dos votos em Batalha, porque quem me conhece confia e vota. Foi isso que aconteceu no primeiro turno e tenho certeza que vai acontecer agora no segundo turno. Nós teremos uma grande votação no Sertão e em todo o estado. No primeiro turno ganhamos em 83 municípios e agora pelas nossas previsões vamos ganhar em 90 municípios”, falou em determinado momento.
Paulo ainda pontuou que o afastamento do comando do executivo estadual que enfrentou é fruto da “maior armação política da história de Alagoas” e que “o STF desmascarou toda essa trama e armação criada por Rodrigo Cunha e Arthur Lira. E que apesar de todos os ataques, as pesquisas mostraram que a população confia em Paulo Dantas e que vai reeleger ele governador de Alagoas.
“O alagoano e alagoana querem que continuemos o trabalho de Renan Filho. Tenho certeza de que às 5 horas da tarde vamos comemorar uma grande vitória da democracia, a vitória da liberdade, de quem defende políticas fortes e robustas para saúde, para educação, para as minorias, cultura, políticas que definitivamente melhoram a vida da nossa gente”, concluiu.
Paulo Dantas
Paulo Suruagy do Amaral Dantas tem 43 anos, é produtor rural e administrador de empresas formado pelo Centro Universitário Cesmac. Foi eleito deputado estadual em 2018 e assumiu em Maio de 2022 o cargo de governador de Alagoas para exercer o mandato-tampão em votação indireta e aberta na Assembleia Legislativa, após afastamento de Renan Filho para concorrer ao Senado e do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), atual prefeito de Arapiraca.
Dantas começou a trajetória política em 2005, quando assumiu a prefeitura de Batalha, cargo para qual foi reeleito em 2008. Ele é filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Dantas.
Luiz Dantas é casado com Marina Dantas, atual prefeita de Batalha, com quem tem duas filhas, a médica Paula Dantas e a estudante de medicina Luiza Dantas.
No último dia 11 o governador e candidato à reeleição foi afastado do cargo por decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz, confirmada posteriormente pela maioria da Corte Especial do STJ. O afastamento atendeu a um pedido da Polícia Federal. Segundo inquérito da PF, Dantas supostamente chefiava um esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa de Alagoas quando deputado estadual. Ainda de acordo com as investigações, aproximadamente R$ 54 milhões teriam sido desviados desde 2019. Os investigadores dizem que Paulo Dantas continuava nomeando funcionários fantasmas e se beneficiando do esquema mesmo no cargo de governador.
Ele foi reconduzido ao cargo esta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Dantas chegou a ser acusado por Bahia Boiadeiro, filha do vereador de Batalha Adelmo Rodrigues de Melo, o “Neguinho Boiadeiro”, assassinado por pistoleiros em 2017, de ser o mandante do crime. A coligação de Dantas, no entanto, afirma que a acusação é falsa e diz que um irmão de Bahia Boiadeiro já desmentiu essa denúncia em juízo. E garante que o caso já foi esclarecido pela Segurança Pública de Alagoas.