O Flamengo voltou com a taça pra casa. A delegação desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na manhã deste domingo depois de vencer o Athletico-PR por 1 a 0 em Guayaquil.
Sem festa da torcida neste domingo por causa das eleições, os jogadores se dispersaram pouco depois do desembarque, cada um no próprio carro acompanhados de amigos e familiares. Ainda assim, alguns flamenguistas se dirigiram para o Galeão.
Os que conseguiram ter acesso à saída recepcionaram os jogadores à distância. Autor do gol do título, Gabriel Barbosa foi o mais ovacionado. Marcos Braz, vice-presidente de futebol, chegou com a taça da Libertadores e escutou da torcida: “Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar”. O presidente Jair Bolsonaro recepcionou o elenco e conversou com alguns jogadores.
Por mais que os flamenguistas não pudessem recepcionar os jogadores no aeroporto ou celebrar no Centro do Rio, como em 2019, a festa ficou nas ruas da cidade na noite de sábado. Teve gente em cima de carros, ônibus e árvores pra extravasar a alegria de ser tricampeão da América.
Com a conquista neste domingo, o Flamengo se iguala a São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio como o brasileiro com mais títulos na maior competição do continente. O recordista é o Independiente-ARG, com sete taças, a última delas em 1984.
O grande protagonista da decisão foi mais uma vez Gabriel Barbosa, autor do gol do título. O atacante marcou nas três finais que disputou pelo clube. Em 2019, fez os dois gols do Fla na vitória sobre o River por 2 a 1. Em 2021, balançou a rede na derrota para o Palmeiras por 2 a 1. Em 13 finais disputadas com a camisa rubro-negra, ele fez 12 gols.