Brasil

Oposição quer convocar diretor da PRF para se explicar ao Congresso

Partidos de oposição na Câmara dos Deputados e no Senado prometem pedir a convocação do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, para explicar as operações em estradas durante o segundo turnos das eleições, neste domingo (30).

No Senado, o líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), avisou que irá protocolar um requerimento de convocação para que Vasques justifique a “operação padrão” realizada no domingo da eleição, sobretudo no Nordeste.

O parlamentar petista também quer que o diretor-geral da PRF explique a manifestação de voto presidente Jair Bolsonaro publicada pelo policial em suas redes sociais e posteriormente apagada.

Na Câmara, o líder do PT na Casa, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), disse à coluna que também pretende pedir a convocação de Vasques.

Operações da PRF

Desde o início da manhã, houve diversas denúncias de operações da PRF, especialmente em estados do Nordeste, com barreiras em estradas e abordagem dos policiais ônibus de eleitores, o que contrariou decisão do TSE.

Na Paraíba, por exemplo, o prefeito de Cuité, Charles Camaraense (Cidadania), disse que agentes da PRF foram à entrada da cidade para impedir que a população votasse.

Diante disso, o diretor-geral foi convocado pelo ministro Alexandre de Moraes para dar explicações pessoalmente. Além disso, o ministro, que é presidente do TSE, mandou que todas as operações fossem paralisadas.