Presidente eleito passou por testes de saúde neste sábado (12) no Hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo. Exames ocorrem antes de Luiz Inácio Lula da Silva deverá embarcar na segunda (14) para a 27ª Conferência do Clima da ONU, no Egito.
Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames de rotina neste sábado (12) no Hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Apesar disso, o presidente eleito manterá a agenda de viajar na próxima segunda-feira (14) para a COP 27 no Egito, segundo informaram seus assessores (saiba mais abaixo).
De acordo com boletim médico divulgado pelo Sírio, o presidente eleito foi diagnosticado com inflamação na laringe na altura das cordas vocais em razão de ter falado bastante. Ele teve “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, informa o comunicado do hospital.
Segundo o doutor Roberto Kalil Filho, que assina a nota de Lula, leucoplasia é uma mancha ou placa branca da mucosa da corda vocal, geralmente é benigna. Segue abaixo o comunicado completo divulgada pelo Sírio à imprensa.
Nota do Hospital Sírio Libanês
“O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias, PET scan e nasofibroscopia, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.
O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.”
COP-27
Apesar do diagnóstico de inflamação na laringe, Lula deverá embarcar na segunda para a Conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que acontece no Egito, segundo informou a assessoria de imprensa do político.
A 27ª conferência do clima começou no dia 6 de novembro na cidade egípcia de Sharm El Sheikh. O evento deve durar cerca de duas semanas e tem um peso fundamental para ação climática global frente as mudanças climáticas. Por isso, cerca de noventa chefes de estado estarão presentes.
Um dos pontos de expectativa é sobre qual será a participação do futuro governo Lula no evento. O presidente eleito foi convidado e uma comitiva é aguardada no Egito.