Ator, roteirista e apresentador compartilhou indignação da avó Maria Alice na web nesta quinta-feira (15)
O ator, roteirista e apresentador Fábio Porchat, de 39 anos, encantou e divertiu seus seguidores no Instagram, nesta terça-feira (15), ao compartilhar uma sequência de áudios fofos da avó, Maria Alice, indignada com a falta de acessibilidade para os surdos nos filmes dublados. “Senhoras e senhores, com vocês, minha avó Maria Alice”, escreveu o artista na legenda do post, incluindo emojis de risadas e corações.
Dona Maria Alice começa o áudio tirando uma dúvida com o neto: “Oi, Fábio! Queria te fazer uma pergunta. Você tem contato com esses caras, com essas firmas que fazem dublagem, né? Eu não entendo uma coisa. Eu não sou contra dublagem, não! Acho ótimo, porque, às vezes… Mas, às vezes, têm umas vozes que a gente não consegue ouvir. E eu fico muito com pena de gente surda, está entendendo? Que não ouve nada, que nem usando o aparelho resolve, está entendendo? Que não pode assistir a filme dublado quando não tem legenda”.
Em seguida, ela argumenta: “Por que que não botam legenda, pô? Mesmo dublado? Eu, por exemplo, assisto àquele ‘Supernatural’, no Prime, e tem legenda no dublado. Inclusive, eles fazem ruídos para o cego ouvir e entender… Desculpe, para o surdo ouvir. Eu não entendo isso, essa coisa contra o surdo. O surdo não tem vez, o cego tem. É isso aí… Porque tem até gente que descreve filmes para cego. Mas para surdo não tem, né? E também tem libra nos filmes dublados. Eu acho um absurdo. Eu vou ligar para algum deputado desses obrigando a ter legenda como é nos Estados Unidos”, promete.
Dona Maria Alice finaliza o áudio ainda indignada. “Quem é surdo e assiste à televisão não pode fazer leitura labial se fala em inglês, esse é o problema. Eu fico com pena da Dafne, minha sobrinha, que é surdíssima. Ela não ouve, mesmo com aparelho ela tem dificuldade, porque ela usa dois aparelhos. Ela tem que fazer leitura labial. E é isso agora? Estou defendendo a classe dos surdos, é isso aí. Vou falar com um deputado estadual conhecido meu e vou ver se consigo falar com alguém em Brasília para fazer uma lei obrigando a ter legenda mesmo sendo dublado.”
Os seguidores e amigos de Fábio aplaudiram a avó do artista. “O despertar pra uma causa”, elogiou o ator Luis Lobianco. “Sensacional!”, concordou o cantor Rogério Flausino. “Maravilhosa!”, opinaram Jarbas Homem de Mello e Nívea Stelmann. “Eu gosto muito do: ‘queria te perguntar uma coisa’, corta para uma votação no congresso nacional!”, postou a atriz Flávia Reis.