A noite da sexta-feira (18) marcou o lançamento oficial da programação do Verão de Salvador da temporada 2022/2023. A festa, que aconteceu na casa de espetáculos Tokio Marine Hall, em São Paulo, é uma parceria entre a Quem e a Prefeitura de Salvador, e antecipa a programação do Festival da Virada Salvador, o maior Réveillon do Brasil, além do Carnaval de 2023 e outros eventos pela cidade ao longo dos próximos meses.
O evento, que contou com apresentações de Léo Santana, Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, Àttooxxá e Telefunksoul, ainda recebeu um timaço de famosos que, além de curtir os shows, celebraram a volta de uma das maiores programações de verão do país.
A cantora Carla Cristina prestigiou o evento e fez questão de celebrar Salvador: “A Bahia já está preparada sempre para receber, a cidade de Salvador, então, onde tudo acontece, né? O ápice é o nosso Carnaval, é a nossa cultura, é a nossa festa. E são dois anos sem o Carnaval, então não só o povo baiano, mas o Brasil e o mundo estão saudosos da festa de rua, e a gente sabe fazer com muita maestria. Então, esse ano vai ser O Carnaval, vai ser O acontecimento, e todo mundo tem que curtir esse Verão 2023 na Bahia, que o negócio vai ferver! Salvador, então, vai ser uma coisa de louco no Carnaval. Eu acho o melhor do mundo! A gente já está sentindo isso à medida que a gente está visitando outras cidades, outras micaretas e o povo realmente está muito saudoso da nossa festa, da nossa música! Ó, estou toda arrepiada, sério! E este ano vai ser muito especial, porque estou estreando no bloco Agrada Gregos, que é daqui de São Paulo, no carnaval de Salvador, no circuito Barra Ondina, no domingo de Carnaval, e com meu bloco na avenida vai ser ainda melhor!”
A influenciadora Laura Brito chegou cedo e expressou toda a sua animação para curtir o próximo verão, de preferência em Salvador. “Minhas expectativas estão altíssimas! Eu amo Salvador, amo o povo de lá aquela energia. O Nordeste não decepciona, então estou muito ansiosa. Vou colocar meu biquininho, meu bom shortinho, e curtir, me divertir. Vai ser demais!”, garantiu. Ela ainda contou que virada do ano também será na região, mas não tanto na folia: “No Réveillon vou para o Nordeste, com certeza. É o meu destino, é a minha casa, né? O Nordeste é tudo para mim e eu vou passar em Pernambuco com a minha família.”
Já o ginasta Arthur Nory chegou ao lado do namorado e relembrou os momentos que já viveu em Salvador. “Só vem coisa boa. Salvador me vem uma lembrança muito boa. Já curti Carnaval. Recentemente voltamos lá para competir, competi muito bem também! Só lembrança boa. O clima é muito bom. 2023 estou focado no esporte, é o ano que vai classificar para 2024. Queremos mais uma vez subir no pódio e fazer história pro Brasil”, falou já com expectativas para os próximos Jogos Olímpicos.
Marcella Fetter também marcou presença e confessou ser figurinha carimbada no Verão de Salvador: “Já fui muitas vezes! Eu e meu namorado já estivemos em cinco Carnavais em Salvador. Carnaval é garantido por lá. Eu passei uma virada em Salvador, mas o Carnaval tem um lugarzinho especial no meu coração. É a única data em que eu fecho a agenda para passar em Salvador. Eu penso em Salvador e penso em Carnaval.”
Silvero Pereira aproveitou o evento para relembrar memórias da cidade: “Meus últimos dois Réveillons foram em Salvador! Dessa vez eu quero ficar na minha cidade [Mombaça, no Ceará]. Eu vou ficar de 30 de dezembro até 4 de janeiro com os amigos. A gente vai se juntar, quero juntar os amigos depois dessa loucura que foram esses isolamentos e dessa vez eu quero ficar com os meus amigos. Juntei um grupo de 16 pessoas e a gente vai ficar juntos comemorando”.
Apesar da mudança de planos, a capital baiana ainda está em seus planos para o Carnaval: “Tenho convite pra desfilar pela Mocidade, mas quero finalmente curtir o Carnaval de Salvador que é uma coisa que eu não conheço. E esse é um dos meus planos. Eu quero pular nos três lugares: eu quero voltar para o Carnaval de Olinda – que faz muito tempo que eu não piso lá – dar uma passadinha no Carnaval de Salvador para conhecer e dar aquela sambada na Sapucaí”
O ex-BBB Daniel Lenhardt contou que ainda não teve a chance de celebrar o Carnaval no Brasil depois do reality, mas espera conseguir conhecer a folia de Salvador em breve: “Eu tenho muita vontade de passar o Carnaval em Salvador. Muita! Depois do Big Brother veio a pandemia, eu viajei, eu não fiquei no Brasil no Carnaval. Não sei nem se vou estar aqui no próximo Carnaval. Vamos ver, Deus que sabe também. Mas a energia em Salvador deve ser incrível”
Fiuk prestigiou o evento ao lado da namorada, Thaissa Carvalho e falou de memórias de Salvador: “Eu me lembro de ir no Trio do Tomate, foi uma coisa que eu adorei, fui mais de uma vez até. Eu tenho esse lado meio vampiro, sou meio noturno, mas tenho um carinho muito grande pelo nosso Brasil, pelo Nordeste, pelos artistas de Salvador”
O jornalista Phelipe Siani também marcou presença e lembrou de seus dias trabalhando no Carnaval de Salvador. “Cobri muito Carnaval de São Paulo, sempre gostei muito, e do Rio de Janeiro, e fui repórter do Carnaval de Salvador durante dois anos. Então, eu curto Carnaval no geral, eu curto música no geral, mas o Carnaval especialmente, né? E Salvador eu tenho um baita de um carinho, e aí quando fui cobrir o Carnaval pela primeira vez me apaixonei. Isso foi em 2009, se eu não me engano”, contou.
Recém-casado com a também jornalista Mari Palma, ele contou estarem fazendo planos a dois para quando conseguirem um tempinho livre no fim do ano: “Expectativa de trabalhar um monte, né? Porque agora a gente está trabalhando igual louco nesse finalzinho de pandemia e estou tentando viajar, na verdade. Eu não consegui nem sair de lua de mel ainda, porque faz dois meses que eu e a Mari casamos, e a gente não conseguiu de sair lua de mel. Então, a gente vai tentar descansar um pouquinho, fazer uma coisa legal no fim do ano”
Natália Deodato, participante do BBB22, revelou não conhecer a folia baiana, mas um grande desejo de conhecê-la: “Eu nunca fui pra Bahia, nem pro Réveillon e nem pro Carnaval de lá. É uma coisa que eu tenho muita vontade de ir, porque eu sei que é muito especial, é altamente incrível e diferente de outras experiências! Eu cheguei a morar em Ilhéus. Eu adoro axé, eu amo o swing baiano, eu sou apaixonada! Sem falar que as nossas raízes na Bahia são muito fortes e muito marcantes, os nossos trejeitos. Então, assim, eu sou muito grata, eu tenho muitos amigos lá, eu tenho um fandom incrível do Nordeste e é meu sonho poder estar lá nessas festividades, que são marcos históricos, mesmo, principalmente Carnaval de Salvador. Não tem outro igual no mundo inteiro, é só em Salvador, mesmo”
Lucas Guimarães também foi só elogios para a festa: “Falar de Salvador é falar de Carnaval, que pra mim é o melhor que existe no Brasill. É um lugar que eu amo, amo o povo baiano, a energia das pessoas. Gosto que o baiano é caloroso. Venho de Penedo e gosto de buscar lugares em que me sinto acolhido e Salvador é um desses lugares. Então guardo comigo, pra minha vida, o amor com que sempre fomos recebidos no Carnaval.”
Agora solteiro, após o término de seu relacionamento de 13 anos com Carlinhos Maia, ele admitiu ainda não estar pensando em planos para o próximo Carnaval. “Vamos ver, dar tempo ao tempo. Eu já fui duas vezes, vamos esperar chegar. Gosto de viver um momento por vez. Agora tem Natal, ano novo, depois meu aniversário, aí só depois vou pensar no Carnaval.”
O cantor Lucas Pretti contou já ter planos para curtir o verão na Bahia: “Eu amo a Bahia” Estou pensando em talvez ir para Trancoso no ano novo, pegar um sol, beber uma água de coco. E Salvador no Carnaval, óbvio! Não tem outro lugar”, vibrou, contando estar animado para curtir o show de Ivete Sangalo.
Já Mu Bispo, participante do The Voice Brasil, disse nunca ter tido a chance de conhecer a folia da cidade: “Nunca fui para Salvador. Eu tenho amigos de lá, a gente estava falando disso no carro vindo para casa. Acho que esse carnaval pode ser uma excelente oportunidade de ir! Tenho muita vontade de conhecer a Bahia. A expectativa é alta e o dia que eu conhecer não tenho dúvida que vai ser inesquecível pelas histórias que eu já ouvi de lá. Está nos planos. O Carnaval é o mais famoso, né? Eu acho que o Brasil inteiro vai para lá.”
A DJ Pri Pach também marcou presença e falou sobre seus desejos de fim de ano: “Para o ano novo, eu quero passar no litoral. Quero tocar de preferência, Carnaval também quero tocar. Quero sair da plateia ir para o palco! Salvador pode entrar nos planos agora. Inclusive, eu nunca fui. Sempre quis ir porque falou que é o melhor Carnaval do Brasil, né? Agora vai dar um gostinho de quero mais.”
Ela chegou acompanhada da cantora Bia Gullo, que também celebrou a volta das comemorações: “Estou muito feliz que agora com esse final da Covid a gente vai ter realmente o carnaval voltando, que é uma grande parte da cultura brasileira. Tudo o que eu quero é um Carnaval com cara de Carnaval.’
Já a ex-BBB Amanda Gontijo contou ainda não conhecer o Réveillon da cidade, mas ter aproveitado o Carnaval por lá: “Eu gosto muito do Nordeste. O Réveillon não passei em Salvador ainda, mas eu gosto muito de Arraial d’Ajuda, já passei em Trancoso, em Caraíva. O Carnaval eu já passei lá em Salvador em 2018. A gente até trabalhou em alguns camarotes lá e eu tive um prazer te conhecer o camarote de Salvador, que foi logo que a gente saiu do Big Brother. Eu e a Tatiele Poliana, a gente foi e aproveitamos muito o camarote. Eu estou contando que esse ano eu vou estar no canal da de Salvador. Eu já tenho um trabalho no do Rio, então a minha pretensão é ficar uns dois dias lá, e depois descer do Rio que eu vou trabalhar no camarote no Rio”
Natural da Bahia, Manu Bahtidão celebrou a oportunidade de prestigiar o evento em homenagem ao Verão de Salvador. “Eu amo a Bahia, sou nascida ali do lado de Salvador. Então para mim é uma honra vir curtir esse show aqui, essa abertura do verão. Eu amo Ivete, amo Léo Santana, Saulo, então foi um convite extraordinário. Estou me sentindo super feliz, só gente bonita, me sentindo honrada aqui no meio desse povo maravilhoso”, vibrou.