Celebridades

Luiza Curvo, de ‘Chocolate com Pimenta’, é artista plástica e trabalha como cenógrafa

Hoje, com 37 anos, atriz mora em São Paulo para fazer teatro: ‘Tem projetos que além de cuidar do cenário, também atuo. Uma loucura!’

Luiza Curvo tinha 19 anos quando fez ‘Chocolate com Pimenta’ — Foto: globo/reprodução instagram

Luiza Curvo tinha 19 anos quando, em 2004, viveu Cássia, a irmã adolescente de Olga (Priscila Fantin) em “Chocolate com Pimenta”, novela que voltou ao ar na Globo logo após o Jornal Hoje. Dezoito anos depois, a atriz está com 37 anos e mudou-se do Rio de Janeiro para São Paulo. Tudo em nome da arte!

Após a pandemia, o cenário carioca para o teatro não era um dos mais favoráveis e São Paulo acenava com boas perspectivas profissionais. Por conta disso, Luíza resolveu deixar o Rio.

Formada em Belas Artes, ela fez pós-graduação em cenografia e figurino e usou seu conhecimento nessa área para as peças teatrais.

“Comecei a trabalhar fazendo o cenário e o figurino de alguns espetáculos. Como também sou atriz, muitas vezes atuava nas peças em que também criava os cenários. Era uma loucura!”, lembra.

A atriz pertence a Cia.BR116, de teatro e cinema, e já atuou em diversas peças da companhia. Na pademia, todo o elenco foi testado e se isolou no interior de São Paulo durante um mês para filmar “A Gaivota”, peça de Tchékhov, que foi adaptada para o teatrofilme. A direção é de Gabriel Fernandes e Bete Coelho.

Luiza também envereda pelas artes plásticas e pinta telas em acrílico. São trabalhos abstratos, com textura. Não existe uma definição para o que cria, tudo depende de sua sensibilidade e também do momento presente, como no início do seu começo em São Paulo, quando precisou se fixar temporariamente na casa de uma amiga:

“O chão da casa dela era todo branco e como sou meio estabanada com as tintas, minha preocupação era não sujar. Então resolvi fazer um trabalho em que queimava as telas com isqueiro.”

Filha do endocrinologista e nutrólogo João Curvo, com formação pelo Shangai Training Centre of Traditional Chinese Medicine, na China, e que já atendeu famosos como Gloria Pires, Cleo, Claudia Ohana e muitos outros, Luiza cresceu com as dicas prescristas pelo pai. Atualmente, mesmo não seguindo tão à risca seus preceitos, traz no dia a dia alguns hábitos ensinados por ele:

“As dicas do meu ficaram para a vida! Claro que como pizza, cheeseburguer, mas nada com exageros. Ele sempre me ensinou que era interessante comer três porções de frutas por dia e diz que é bom pegar sol nos rins para ficarmos mais bem dispostos. E por causa disso gosto de ficar deitada na cama com o sol batendo nas costas.”