Mesmo com chaves incompletas, clubes conhecem os primeiros adversários no Nordestão
A Copa do Nordeste definiu, ainda que não tenha sido por completo, os dois grupos depois de sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira. Em cerimônia que contou com a participação do Diretor de Competições, Julio Avellar, os 12 clubes garantidos na fase de grupos conheceram seus adversários no regional.
CHAVES SORTEADAS
Assim como neste ano, o Nordestão terá Sport, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Atlético-BA no mesmo Grupo A, enquanto Ceará, Bahia e Náutico compõem novamente o Grupo B. Também estão na mesma chave dos atuais finalistas da Copa do Nordeste outros dois times: CRB e Fluminense-PI, já dois virão da fase preliminar. Os dois restantes da etapa qualificatória entrarão junto a ABC, Campinense e Sergipe.
Assim, os grupos ficarão dessa maneira: Grupo A (Sport, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Atlético-BA, CRB, Fluminense-PI e dois da preliminar) e Grupo B (Ceará, Bahia, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe e dois da preliminar).
FASE PRELIMINAR
Nos dias 5 e 8 de janeiro, 16 times buscam chegar ao Nordestão, se enfrentando apenas em jogos de ida. Após a eliminatória não haverá um novo sorteio, pois a composição obedecerá o ranking das federações estaduais e também a regra sobre rivais em chaves opostas. Se o Vitória se classificar à fase principal, por exemplo, ficará no Grupo A, para poder ocorrer o Ba-Vi.
No caso do Santa Cruz, já que existem dois pernambucanos, faz o time precisar esperar a lista dos quatro classificados, ficando com a última vaga e podendo enfrentar Sport ou Náutico. Para entender melhor a regra sobre os grupos dos futuros classificados na seletiva da Copa do Nordeste, a CBF divulgou um esclarecimento.
Confira os confrontos
Vitória (1º) x Cordino (16º)
Jacuipense (8º) x Altos (9º)
CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
América-RN (7º) x Moto Club (10º)
Confiança (3º) x Sousa (14º)
Ferroviário (6º) x ASA (11º)
Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)