Sertão

Pedreira em condições precárias e com risco de desabamento é interditada em Alagoas; vídeos

Uma pedreira com em condições precárias de funcionamento e com risco de desabamento de rampa para caminhões foi interditada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco na cidade de Delmiro Gouveia, no sertão de Alagoas. No local a FPI juntamente com o Ministério Público do Trabalho encontrou 17 pessoas trabalhavam no local.

A interdição dos equipamentos da pedreira ocorreu por meio da Agência Nacional de Mineração (ANM). No local foram encontradas diversas irregularidades e a empresa foi notificada a realizar de imediato uma reparação da rampa da britador, ficando o equipamento interditado até a manutenção do acesso.

Por meio de nota do Ministério Público Federal de Alagoas (MPFAL) destacou que o MPT verificou também irregularidades trabalhistas, “entre elas: que não há laudo de riscos ambientais, especialmente sobre ruídos e poeira; a carteira de trabalho só foi assinada recentemente, há menos de um mês, mesmo havendo trabalhadores há mais de seis meses e até um ano”.

Já o Instituto do Meio Ambiente (IMA) também autuou a pedreira por armazenar irregularmente os resíduos sólidos e perigosos. Com isso, a empresa tem até dois dias para adequar a destinação correta dos resíduos.