Futebol

Dorival Jr. confirma saída do Flamengo: ‘A diretoria entendeu que era momento de mudança’

O que surgiu como suspeita se confirmou na noite desta sexta-feira (25) de maneira oficial: Dorival Jr. não será o técnico do Flamengo em 2023.

Horas após o vazamento da uma suposta negociação entre a diretoria carioca e Vítor Pereira, português que acaba de deixar o Corinthians, as conversas entre Flamengo e Dorival foram encerradas. Coube ao técnico, antes mesmo do time rubro-negro, anunciar a saída em suas redes sociais.

“Disse à diretoria ao final dos campeonatos que o ano de 2023 não seria diferente, que minha atenção estaria totalmente voltada ao Flamengo. Financeiramente não seria um problema nossa renovação, como nunca foi em nenhum clube onde estive. A diretoria entendeu, e eu respeito isso, que esse era o momento de uma mudança”, afirmou Dorival.

A passagem do treinador pelo Rio de Janeiro foi curta, ainda que intensa. Dorival foi anunciado pelo Flamengo em 10 de junho, quando optou por deixar o Ceará e voltar a um grande centro do futebol nacional.

O casamento, inegavelmente, foi bem-sucedido. Dorival assumiu um time baqueado por problemas com o antecessor Paulo Sousa e conseguiu recuperar jogadores. Como prêmio, levou o Flamengo às conquistas da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil, sobre Athletico-PR e Corinthians, respectivamente.

Os títulos, claro, causaram a sensação de que Flamengo e Dorival permaneceriam juntos em 2023. As negociações avançaram até determinado ponto, mas depois estagnaram até o surgimento de que o clube carioca buscava um outro nome para a próxima temporada: Vítor Pereira.

Fora do Corinthians após alegar problemas familiares que o impediriam de trabalhar normalmente no Brasil, Vítor Pereira foi sondado pela diretoria flamenguista como reflexo da falta de avanço das conversas com Dorival. Ao saber disso, o atual técnico encerrou todas as tratativas.

Veja abaixo o depoimento completo de Dorival nas redes sociais:

Boa noite, Nação e a todos que me seguem. Cheguei em 10 de junho no Clube de Regatas do Flamengo e para mim foi uma emoção única. O que nós vivemos juntos, o que aconteceu a partir daí, o impulsionamento que ganhamos com cada um de vocês, foi algo que me impressionou, marcou minha vida, minha carreira e minha história.

Jamais vou me esquecer do jogo do Atlético-MG pra frente e principalmente daquele domingo em que todos nos reunimos no centro do Rio de Janeiro. Quero aqui tentar esclarecer apenas 2 aspectos.

Primeiro, desde minha chegada ao Flamengo, minha única preocupação e todo respeito possível foi dedicado a esse clube. Disse à diretoria ao final dos campeonatos que o ano de 2023 não seria diferente, que minha atenção estaria totalmente voltada ao Flamengo. Financeiramente não seria um problema nossa renovação, como nunca foi em nenhum clube onde estive. A diretoria entendeu, e eu respeito isso, que esse era o momento de uma mudança.

Quero deixar meu agradecimento de coração aos jogadores, funcionários do clube que fizeram do nosso dia a dia algo mais leve e tranquilo de trabalho, dedicação e comprometimento com essa entidade. Levo no coração toda a história e a participação de vocês, que muitas vezes sem nem ter de onde tirar, estão ali acompanhando o clube, torcendo, fazendo com que o Maracanã seja um palco maravilhoso e decidido, fazendo com que o Flamengo seja cada dia mais forte, confiante e lutando pelas melhores posições em cada competição.

Muito onbrigado a todos vocês, de coração. Muito obrigado da forma como fui recebido nesse clube, tentei fazer meu melhor e entreguei tudo o que foi possível pra que pudessemos alcançar esses 2 grandes títulos que acabaram acontecendo.

Um beijo no coração e meu sincero agradecimento a todos vocês.