Austrália venceu a Dinamarca por 1 a 0, gol de Leckie, e está nas oitavas de final da Copa do Mundo
Em partida valendo vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo, Austrália e Dinamarca se enfrentaram nesta quarta-feira (30) no Estádio Al Janoub. Melhor para os australianos, que venceram por 1 a 0 com golaço de Leckie, avançaram ao mata-mata do torneio disputado no Qatar e não só eliminaram os europeus como consumaram um dos maiores vexames deste Mundial – leia mais abaixo.
No apito inicial, a seleção da Oceania já garantia a classificação, uma vez que dependia apenas do empate. Jogando defensivamente e com o regulamento embaixo do braço, os Socceroos conseguiram conter a seleção rival na etapa inicial, e o intervalo chegou com 0 a 0 no placar.
Na etapa final, os australianos seguiram com o compromisso defensivo e em um contra-ataque conseguiram achar o gol que valeu a classificação. Aos 15 minutos, Leckie recebeu, deu dois dribles desconcertantes em Maehle e bateu cruzando para marcar um golaço.
Com a classificação, a Austrália avança pela segunda vez em sua história para o mata-mata da Copa. A primeira vez foi na edição de 2006, disputada na Alemanha.
Situação do campeonato
Com a vitória, a Austrália chegou aos seis pontos e avançou em 2º no grupo D. Já a Dinamarca foi a lanterna da chave, com apenas um ponto, e está eliminada.
Em 1º do grupo ficou a França, com seis pontos. Em 3º ficou a Tunísia, que venceu os franceses por 1 a 0 na última rodada.
O cara: Leckie
O camisa 7 fez um gol que, certamente, tirou o sorriso do rosto de Tim Cahill, Mark Viduka e outros expoentes que a seleção australiana já mostrou em outras Copas do Mundo.
Em belo contra-ataque, Leckie recebeu, deu dois dribles que deixou Maehle torto e marcou o gol que valeu a classificação para as oitavas de final.
Foi mal: a geração dinamarquesa
Apontada antes da Copa do Mundo como uma das seleções que poderiam surpreender no Qatar, a Dinamarca foi mutio aquém das expectativas. Com apenas um ponto e um mísero gol em três jogos, a seleção europeia foi a última do grupo D.
Contra a França, derrota ‘esperada’. Já diante de Tunísia, um empate por 0 a 0 sem muita inspiração. No confronto decisivo com os australianos, mais uma partida sem brilho, o que consumou o vexame na Copa.
Próximos jogos
A Dinamarca está eliminada da Copa do Mundo. Já a Austrália, com o resultado, irá enfrentar primeiro colocado do grupo C, que está entre Polônia, Argentina e Arábia Saudita.
Ficha técnica
Austrália 1 x 0 Dinamarca
GOLS: Austrália: Leckie [60´]
AUSTRÁLIA: Ryan; Degenek, Souttar, Rowles e Behich; Leckie (Hrustic), Mooy, Irvine e Goodwin (Baccus); McGree (Wright) e Duke (Maclaren). Técnico: Graham Arnold
DINAMARCA: Schmeichel; Kristensen (Bah), Andersen, Christensen e Maehle (Cornelius); Jensen (Damsgaard), Højbjerg, Eriksen, Olsen (Skov) e Lindstrom; Braithwaite (Dolberg). Técnico: Kasper Hjulmand