França jogou com reservas contra a Tunísia e perdeu antes das oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar
A França decepcionou nesta quarta-feira (30). Em Al Rayyan, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, os reservas dos Les Bleus jogaram muito mal contra a Tunísia e acabaram perdendo por 1 a 0 no Estádio Cidade da Educação. Griezmann ainda teve um gol anulado pelo VAR no último lance da partida.
O resultado não atrapalha em nada a classificação azul na chave D, inclusive como líder, mas coloca o time B da seleção na mira das críticas. Por outro lado, a Tunísia tem muito a comemorar apesar de não ter conseguido avançar ao mata-mata.
A vitória tunisiana é histórica. Foi a primeira vez que a equipe africana venceu um time europeu em um Mundial. E foi apenas a terceira vez que a seleção conquistou os três pontos em Copas do Mundo. Foi também o primeiro gol da equipe no Qatar. Para alegria completa, só faltou mesmo a vaga no mata-mata, que acabou ficando com a Austrália (superou a Dinamarca no outro jogo da chave).
O que se viu no estádio após a partida foi uma grande festa por parte da torcida da Tunísia, que lotou o local e foi a maioria. Khazri, autor do golaço e grande ídolo da seleção, fez questão de aplaudir os fãs mesmo lesionado.
A Tunísia se despede de cabeça erguida. Já a França, mesmo classificada, vai precisar colocar as barbas de molho antes das oitavas.
Mbappé precisou ser acionado
Poupado para as oitavas de final, Mbappé esquentou o banco durante todo o primeiro tempo. Na tapa final, no entanto, após o gol da Tunísia, Deschamps optou por mandar o craque da França para o jogo. Ele entrou aos 17 minutos no lugar de Coman.
Como ficou o grupo
Derrotada, a França encerra a participação na fase de grupos do Mundial com seis pontos em dois jogos (2V, 0E e 1D), na liderança da chave D. A Tunísia termina com quatro e se despede do torneio. A Austrália, que venceu a Dinamarca no outro jogo da noite, passou na segunda colocação com o mesmos seis pontos da França (mas com saldo de gols pior).
O cara: Wahbi Khazri
Khazri não veste a camisa 10 e a faixa de capitão da Tunísia à toa. Em Al Rayyan, o astro do Montpellier, da França, foi quem mais deu trabalho à defesa europeia, criando para os companheiros e arriscando chutes perigosos. Ele ainda marcou um golaço no segundo tempo.
Foi mal: Kolo Muani
O atacante do Eintracht Frankfurt ganhou uma chance entre os titulares da França nesta quarta-feira. Mas foi mal. Kolo Muani, apenas 23 anos, jogou muito isolado e pouco produziu para o ataque francês.
Oitavas de final
A França volta a campo no próximo domingo (4), às 12h (horário de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo. No estádio Al Thumama, Les Bleus enfrentarão o segundo colocado do grupo C, que conta com Polônia, Argentina, Arábia Saudita e México.
Invasão, bandeira da Palestina e ‘mortal’
Um homem invadiu o gramado durante o segundo tempo. Com uma bandeira da Palestina na mão, ele entrou no campo e ainda deu uma pirueta aintes de ser detido pelos seguranças. “Tunísia, seu tempo é agora”, estava escrito em sua camisa.
Tunísia 1 x 0 França
GOLS: Wahbi Khazri [Tunísia] aos 12′.
TUNÍSIA: Dahmen; Meriah, Ghandri e Talbi; Kechrida, Skhiri, Laïdouni, Laidouni, Ben Romdhane (Chaalali) e Ben Slimane (Abdi); Khazri (Jebali). Técnico: Kadri
FRANÇA: Mandanda; Disasi, Varane (Saliba), Konaté e Camavinga; Fofana (Griezmann), Tchouaméni, Guendouzi (Dembélé) e Veretout (Rabiot); Coman (Mbappé) e Kolo Muani. Técnico: Deschamps