Copa do Mundo

A maldição que assombra Alemanha após título da Copa do Mundo do Brasil e que pode atrapalhar em ‘final’ no Qatar

FIFA

FIFA

Desde que venceu a Argentina no Maracanã e conquistou o seu quarto título da Copa do Mundo em 2014, a Alemanha não se encontrou mais no torneio. Em má fase pelo segundo Mundial seguido, os alemães enfrentam a Costa Rica nesta quinta-feira (1º/12) para não ser novamente eliminada na fase de grupos.

Para conseguir a vaga, o time germânico precisa vencer e torcer pela Espanha contra o Japão – ou contar com uma combinação de resultados muito díficil de acontecer.

A ‘maldição’ que assombra a Alemanha começou há quatro anos, no torneio disputado na Rússia. Ainda comandada por Joachim Löw, a atual campeã do mundo começou a Copa com derrota para o México por 1 a 0. Na rodada seguinte, venceu a Suécia de virada, com gol de Toni Kroos já aos 50 minutos do segundo tempo – quando estava com 10 homens em campo após expulsão de Jerome Boateng.

A vitória da Suécia sobre o México por 3 a 0 deixou a Alemanha em boa condição para avançar: um triunfo simples contra a Coreia do Sul bastava. A equipe pressionou, perdeu diversas chances e sofreu dois castigos em contra-ataques já nos acréscimos. O 2 a 0 para os asiáticos deixou os alemães na lanterna do grupo.

A situação é a mesma em 2022. A Alemanha entra na rodada final da chave como a última colocada, após perder de virada para o Japão por 2 a 1 e empatar por 1 a 1 com a Espanha. Para quebrar a ‘maldição’, precisa vencer a Costa Rica. As duas partidas serão realizadas nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília).

Recentes