O Brasil fecha a primeira fase da Copa do Mundo nesta sexta-feira (2), contra Camarões, às 16h (de Brasília), para confirmar o favoritismo no grupo G e garantir a primeira colocação. Se ficar com a liderança, o caminho rumo à final pode ser mais acessível do que se esperava.
As campeãs do mundo Inglaterra, França e Espanha estão do outro lado e um confronto com a seleção brasileira só pode acontecer na decisão, no dia 18 de dezembro, no estádio Lusail.
Outra forte seleção, a de Portugal, é a favorita para ser a primeira do grupo H e, caso confirme a posição, também só poderia enfrentar o Brasil na final. Os portugueses decidem seu futuro também nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília).
O time de Tite pega o segundo colocado desta chave. Se Portugal confirmar a primeira colocação, Gana, Coreia do Sul e Uruguai brigam pela segunda vaga.
Em caso de eliminação uruguaia, o caminho do Brasil até a semifinal não teria nenhum campeão do mundo. O confronto das oitavas seria contra Gana ou Coreia do Sul, enquanto nas quartas o Brasil pegaria Japão ou Croácia.
Neste cenário, a Argentina seria a única seleção a já ter levantado a taça do mesmo lado do Brasil no chaveamento. O caminho dos hermanos já está definido: enfrentam a Austrália nas oitavas e, quem vencer, joga contra Holanda ou Estados Unidos.