Maceió

Cadeira de plástico é retirada de tubulação de esgoto na Jatiúca

Ascom BRK

Ascom BRK

Uma cadeira de plástico descartada de forma irregular foi retirada de uma das tubulações que levam os efluentes para a rede coletara da Rua Soldado Eduardo dos Santos, no bairro da Jatiúca. O objeto foi encontrado por funcionários durante o trabalho de limpeza dos coletores de esgoto.

Segundo a BRK Ambiental, a rede coletora da via nunca havia passado por este tipo de serviço desde que foi implantada há pelo menos 10 anos. Ao todo, durante o trabalho de limpeza realizado o mês passado, a empresa retirou mais de 80 toneladas de resíduos da tubulação, que apresentava alto nível de assoreamento, além de uma grande quantidade de lixo e entulho.

O gerente operacional da BRK em Alagoas, Wilson Bombo, informou que o levantamento das condições operacionais da rede de esgoto apontou a necessidade de substituição de todo o coletor. “O resultado dessa primeira etapa dos trabalhos evidenciou o estado de conservação da rede, que apresenta danos estruturais irreversíveis. Dessa forma, retomaremos a obra de alta complexidade no trecho interditado, para a liberação temporária da via, até que o projeto definitivo seja iniciado”, explicou.

O serviço para reparo do coletor nesse trecho será iniciado ainda neste mês de dezembro. Paralelamente à manutenção, equipes técnicas especializadas atuarão nos estudos que vão nortear o projeto de substituição de toda a rede de esgoto que atende a região.

Além da limitação na infraestrutura de esgotamento sanitário, a Rua Soldado Eduardo dos Santos não possui sistema de drenagem adequado para escoamento da água da chuva, o que contribui para os alagamentos na via. A BRK, no entanto, atuará apenas no sistema de esgoto, uma vez que as galerias de águas pluviais são de responsabilidade dos municípios.