Zagueiro natural do Benedito Bentes, em Maceió, fez o segundo gol de Portugal na classificação para as quartas de final da Copa do Mundo no Catar, em cima da Suíça
O alagoano, naturalizado português, Pepe, acaba de se tornar o jogador mais velho a fazer gol na fase de mata-mata em Copas do Mundo. O zagueiro de 39 anos e 283 dias de idade marcou o segundo da seleção lusitana em cima da Suíça, que ficou com a última vaga nas quartas de final do mundial do Catar. A partida acabou em 6 a 1.
Com o gol marcado aos 32 minutos da primeira etapa, de cabeça, o atleta criado no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, superou o camaronês Roger Milla, que tinha 38 anos e 34 dias ao fazer contra a Colômbia nas oitavas de final da Copa da Itália, em 1990. Milla, porém, permanece como o jogador mais velho a fazer um gol em qualquer fase das Copas: tinha 42 anos e 39 dias quando marcou na derrota de Camarões para a Rússia na Copa dos Estados Unidos, em 1994.
Esse é o segundo gol que ele marca em Copas. O primeiro foi na derrota por 2 a 1 para o Uruguai na Copa da Rússia em 2018.
Pepe foi revelado no Corinthians-AL e chegou a jogar nas categorias de base do CRB. Ele foi para Portugal aos 17 anos onde defendeu o Marítimo e o Porto, para onde retornou em 2019. Ele também jogou pelo Real Madrid por 10 anos. Com a seleção portuguesa, Pepe foi campeão da Eurocopa em 2016 e da Liga das Nações em 2019.