Copa do Mundo

Por que jogadores da Croácia, rival do Brasil na Copa do Mundo, têm nomes terminados em ‘ic’?

ESPN

ESPN

Livakovic, Juranovic, Lovren, Gvardiol, Barisic, Brozovic, Modric, Kovacic, Kramaric, Perisic e Livaja. É com esse time que a Croácia deve enfrentar o Brasil, nesta sexta-feira (9), às 12h (no horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Talvez você já tenha notado ao notar a escalação croata durante esse Mundial, mas entre esses prováveis titulares, são oito jogadores que têm os nomes terminados em “ic”.

Se você já se perguntou o motivo por trás disso, o ESPN.com.br tem a reposta. E ela é muito mais simples do que é, por exemplo, ter que pronunciar alguns desses nomes do mesmo jeito que são ditos na Croácia.

São dois significados para o sufixo “ic” na língua croata. Ele funciona como diminutivo e, no sobrenome, indica que alguém é “filho de tal pessoa” ou o “pequeno fulano”, segundo explicou Milan Puh, professor de língua e cultura croata na Universidade de São Paulo (USP), à reportagem.

O exemplo mais simples dentro da atual seleção croata é o do atacante do Dínamo de Zagreb Bruno Petkovic. Seu sobrenome significa simplesmente filho de Petkov.

Porém, na língua croata, existem referências a mais coisas do que apenas o nome do pai. Segundo Milan Puh, o sufixo “ic” pode vir acompanhando do nome da profissão pela qual a família é conhecida ou até por um aspecto do físico ou da natureza.

No primeiro caso, temos como exemplo o meio-campista do Chelsea Mateo Kovacic. Kovac, em croata, significa ferreiro, logo, Kovacic poderia ser “traduzido” para algo como filho de ferreiro ou o pequeno ferreiro.

Já o sobrenome Modric, do camisa 10 e melhor jogador do mundo em 2018, se refere a um aspecto físico. Modra significa azul na língua croata, então pode se dizer que alguém da família de Luka ficou conhecido pelos olhos azuis e passou isso a frente com o sobrenome Modric.

Recentes