Polícia

Sites do Governo de Alagoas ficam fora do ar após sofrerem ataque de hackers

Reprodução

Reprodução

Alguns sites de secretárias e órgãos ligados ao Governo de Alagoas ficaram fora do ar, na manhã desta segunda-feira, 12, após serem alvos de hackers.

Entre os órgãos atingidos estão a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Polícia Militar de Alagoas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Ao abrir os sites, o usuário se deparava com a seguinte mensagem: “É assim que se owna um estado, “killsec”. E não se pede voto pedindo a morte do adversário, seja melhor. Estado de Alagoas opwnz. Nenhum dado foi perdido ou roubado, apenas a home alterada!”, diz parte da mensagem, que era assinada por ‘Bolsonaro Cyber Mafia’.

Até o momento, os responsáveis pelos ataques não foram identificados. Os sites dos órgãos devem voltar a normalidade nas próximas horas.

Por meio de nota, a Fapeal informou que a falha de segurança, que levou ao hackeamento de sites do Governo, não foi do sistema alagoano, mas do ‘registro.br’, órgão oficial de registro de domínios nacionais. Ainda segundo a nota, os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais.Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados.

Também nesta segunda-feira, sites do Governos do Ceará e Pernambuco também foram hackeados. As mensagens – que surgiram nos sites oficiais do Ceará – pediam a anulação de votos do povo Nordeslino e intervenção militar. “Pela anulação de votos de todo o povo do Nordeste. Voto de Nordestino não conta. Pela intervenção militar no país. Está na hora de cortar o mal pela raiz. Morte à Lula”, dizia a mensagem, que finalizava com “abraço a todos os cabeçudinhos do nosso Brasil”.

Confira nota da Fapeal na íntegra: 

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio de sua gerência de tecnologia da informação esclarece:

O hackeamento que atingiu sites do estado de Alagoas também atingiu sites governamentais de outros estados. A falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do “registro.br”, orgão oficial de registro de domínios nacionais.

Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais. Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados. A Fapeal já contactou o registro.br, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos.

Dados, serviços e conectividade não foram alterados e serão retomados na íntegra. Os endereços dos sites de Alagoas devem ser normalizados nas próximas horas.

G1/CE

G1/CE