O roteiro da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que acontecerá em 1º de janeiro, foi divulgado nesta quinta-feira (15).
O evento terá início a partir das 13h45 com a chegada de chefes de Estado e de Governo ao anexo 1 do Senado Federal. As demais autoridades e convidados serão direcionados ao Salão Branco do Congresso Nacional.
Às 14h20, Lula e Alckmin chegarão na Catedral Metropolitana de Brasília. O cortejo partirá às 14h30 em direção ao Congresso, com chegada prevista para às 14h40. Eles serão recepcionados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O rito da posse será iniciado a partir das 15h, com a seguinte ordem: abertura da sessão solene, execução do hino nacional, compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse. Posteriormente acontecerá o pronunciamento do presidente da República, que sera seguido pela fala de Pacheco e pelo encerramento.
A partir das 15h50, presidente e vice se deslocarão para a sala de audiências da Presidência do Senado. Às 16h, seguirão para a área externa do Palácio. Cinco minutos depois, começará o ato de honras militares.
Por fim, às 16h20, os chefes do poder Executivo irão para o Palácio do Planalto.
O trajeto para o Palácio do Itamaraty ainda será divulgado.
Veja o roteiro completo: