Futebol

Com técnico brasileiro e atacante de seleção, conheça os possíveis adversários de Atlético-MG e Fortaleza na fase preliminar da Libertadores

A Conmebol vai sortear os confrontos da fase preliminar da Conmebol Libertadores nesta quarta-feira (21). Duas equipes brasileiras estreiam a partir da segunda fase e vão descobrir seus caminhos em busca da fase de grupos.

Atlético-MG e Fortaleza são as equipes que ficaram com as vagas brasileiras na primeira fase eliminatória.

O sorteio acontece nesta quarta-feira (21), às 12 horas (de Brasília).

SAIBA TUDO SOBRE OS RIVAIS DOS BRASILEIROS NA FASE PRELIMINAR

Huracán – Argentina

O Huracán conseguiu a última vaga da Argentina na Libertadores com a quarta melhor colocação na tabela geral do Campeonato Argentino. Com isso, será a única equipe do país a disputar a fase preliminar. Como os brasileiros, estreia diretamente na segunda fase.

Será apenas a quarta participação do clube na competição. A melhor campanha foi logo na estreia, em 1974, quando chegou à fase semifinal (foi o último de seu grupo e viu o Independiente se classificar para a final contra o São Paulo). Em 2015, foi eliminado na primeira fase e parou nas oitavas no ano seguinte.

O time não conta com grandes estrelas, mas tem um velho conhecido do Palmeiras na defesa. O zagueiro argentino Fernando Tobio terminou a última temporada como titular. Aos 33 anos, ele defendeu o Verdão entre 2014 e 2015.

Always Ready – Bolívia

O carrasco do Corinthians na primeira fase da última edição (venceu em casa e empatou na Neo Química Arena) está de volta. A classificação para a segunda fase preliminar veio após ser o segundo melhor time na tabela geral do Campeonato Boliviano.

O Always Ready só disputou a Libertadores em três oportunidades. Acabou eliminado na primeira fase em 1968, 2021 e neste ano.

Os veteranos bolivianos Alejandro Chumacero (que teve passagem breve pelo Sport em 2013) e Juan Carlos Arce (ex-Corinthians) são os grandes nomes.

Contudo, a grande força da equipe não entra em campo. Seja em sua casa, no Estádio El Alto (4.100 metros acima do mar) ou no Hernando Siles (3.660 metros), onde mandou seus jogos na Libertadores 2022, a altitude estará presente mais uma vez.

Nacional Potosí – Bolívia

Com o escudo e o uniforme inspirados no River Plate, o Nacional Potosí será o representante na Bolívia primeira fase preliminar após ficar com a última vaga do país, como o terceiro melhor colocado geral no campeonato nacional.

Será a estreia do clube na Libertadores. O Nacional Potosí está mais acostumado com a disputa da Copa Sul-Americana: participou do torneio seis vezes nos últimos nove anos.

Assim como o Always Ready, terá a altitude como seu maior aliado. O Estádio Víctor Agustín Ugarte está a 3.960 metros do nível do mar.

Dentro de campo, olho no veteraníssimo Tommy Tobar. Aos 36 anos, o atacante colombiano foi o vice-artilheiro do torneio Clausura da Bolívia com 15 gols em 18 jogos.

Curicó Unido – Chile

A vaga na segunda fase preliminar da Libertadores é inédita para o Curicó Unido. A classificação veio com o terceiro lugar do Campeonato Chileno.

Nada de grandes nomes ou muita expectativa sobre a equipe. O maior destaque é o uruguaio Diego Coelho, artilheiro no time na temporada.

Magallanes – Chile

O título da Copa do Chile garantiu a volta do Magallanes à principal competição de clubes do continente após 38 anos. A última e única participação havia sido em 1985. Assim como o Curicó Unido, está na segunda fase preliminar.

A grande curiosidade é que a equipe estava na segunda divisão nesta temporada. Havia sido rebaixado um ano depois da estreia na Libertadores, passou seis temporadas na terceira divisão e só conseguiu a volta à elite em 2023.

O nome mais conhecido é o atacante Luis Jiménez, de 38 anos. O chileno teve passagens por Fiorentina, Lazio, Inter de Milão, West Ham e Parma na década de 2010.

Independiente Medellín – Colômbia

Um dos times com mais história entre as equipes que jogam as eliminatórias antes da fase de grupos. O Independiente Medellín vai disputar a Libertadores pela décima vez e estreia na segunda fase. Conseguiu a vaga por ser o maior pontuador da temporada colombiana.

A melhor participação foi em 2003, quando perdeu as duas partidas da semifinal para o Santos e acabou eliminado.

Conta com os muitos gols da dupla de ataque formada pelo argentino Luciano Pons e o colombiano Diber Cambindo para surpreender.

Millonarios – Colômbia

Em 2022, foi eliminado pelo Fluminense na segunda fase preliminar. Na temporada que vem, o Millonarios estreia na mesma rodada após conquistar o título da Copa da Colômbia, em sua 19ª participação na Libertadores.

As melhores campanhas foram em 1960, 1973 e 1974, quando chegou às semifinais.

A equipe conta com uma promessa do futebol colombiano. Carlos Goméz, de apenas 20 anos, marcou 12 gols em sua primeira temporada como profissional em 2022.

El Nacional – Equador

O título do Independiente del Valle na Sul-Americana garantiu a classificação do El Nacional para a próxima Libertadores, em uma situação curiosa. O ‘Bi-Tri’, como é conhecido por ser o único equatoriano a ter dois tricampeonatos, foi o 3º colocado da Copa do Equador. O del Valle acabou com o título e o vice, o 9 de Octubre, perdeu a vaga por ter sido rebaixado para a segunda divisão.

O El Nacional, beneficiado pelo regulamento, também está na Série B, mas como já estava na divisão de acesso, ficou com a vaga. Vai estrear na primeira fase.

Será a 25ª vez que a equipe vai participar do torneio na história. A melhor participação foi uma semifinal em 1985.

Universidad Católica – Equador

A melhor pontuação na temporada equatoriana em 2022 garantiu uma vaga na segunda fase preliminar para a Universidad Católica.

Quase conseguiu a vaga na última fase de grupos, mas acabou eliminado pelo The Strongest, da Bolívia, na eliminatória final. Foram três outras participações na história, sem nunca chegar ao mata-mata, em 1974, 1980 e 2021 (nesta última, também caiu na fase preliminar.

Destaque para a altitude do Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, a 2.850 metros de altura, e para o atacante panamenho Ismael Díaz. Com 25 anos e passagens pelo futebol português, Díaz foi autor de 18 gols em 36 da Universidad Católica na temporada.

Cerro Porteño – Paraguai

O placar agregado de 8 a 0 nas oitavas de final para o Palmeiras não representa a bonita história que o Cerro Porteño construiu na Libertadores.

Classificado para a segunda fase preliminar com a melhor pontuação da temporada paraguaia, o Cerro participou de 41 edições e já chegou às semifinais seis vezes.

Conta com vários conhecidos do futebol brasileiro, como o goleiro Jean (ex-São Paulo), o volante Piris da Motta (ex-Flamengo), e os atacantes Mateus Gonçalves (ex-Sport, Fluminense e Ceará), Sérgio Díaz (ex-Real Madrid e Corinthians) e Marcelo Moreno (ex-Vitória, Cruzeiro, Grêmio e Flamengo).

Nacional – Paraguai

Estreia na primeira fase preliminar, após conseguir a última vaga do Paraguai com a quarta melhor pontuação no geral do campeonato nacional.

O Nacional viu o título da Libertadores escapar entre os dedos em 2014, quando perdeu para o San Lorenzo em sua única final disputada na história.

A equipe do veterano Marcelo Palau, volante de 37 anos ex-Athletico-PR, tem sua maior esperança na promessa Facundo Bruera. O artilheiro do time é argentino e tem 24 anos.

Sporting Cristal – Peru

O Sporting Cristal foi o terceiro colocado do Campeonato Peruano de 2022 e se classificou para a segunda fase da Libertadores.

Vinte vezes campeão nacional, o clube tem história na Libertadores. São 38 participações e uma final disputada. Perdeu o título para o Cruzeiro em 1997, após dois jogos duros e derrota apenas por 1 a 0 no Mineirão.

O grande nome é o treinador. Tiago Nunes assumiu a equipe em novembro e terá a missão de colocar o time peruano na fase grupos.

Sport Huancayo – Peru

Será o representante do Peru na fase inicial da competição, graças ao quarto lugar no campeonato nacional.

O Sport Huancayo não é de fato um estreante, mas busca avançar para a fase de grupos pela primeira vez. Em 2012, caiu na eliminatória para o argentino Arsenal de Sarandí.

A equipe tem um artilheiro para ficar de olho. O peruano de 26 anos Luis Benites terminou a temporada em boa fase, com 19 gols em 35 jogos. A altitude também ajuda nas partidas em casa: joga a 3.260 metros acima do nível do mar.

Deportivo Maldonado – Uruguai

O Deportivo Maldonado estreia na atual Libertadores após obter a melhor pontuação na temporada uruguaia em 2022. Está classificado para a segunda fase preliminar do torneio.

A equipe conta com dois nomes curiosos. O primeiro é o veterano Enzo Borges, que atuou em times do Rio Grande do Sul, como o São José, o Bagé e o Rio Grande. Aos 36 anos, é um dos principais artilheiros do time.

O outro é o espanhol Matías Mir, um raro europeu no futebol sul-americano. O jovem meia de 19 anos está emprestado pelo Parma.

Boston River – Uruguai

A última vaga do Uruguai foi conquistada pelo Boston River, que é outro estreante na competição e vai começar sua caminhada na primeira fase preliminar.

O time é muito jovem e tem vários jogadores sub-23 no time titular. O zagueiro e volante brasileiro Jorge Pedra, que jogou no Ceará em 2018, faz parte do elenco.

Carabobo – Venezuela

Classificado para a segunda fase preliminar após o terceiro lugar no Campeonato Venezuelano, o Carabobo ainda busca uma inédita vaga na fase de grupos.

Tentou a sorte nas três participações nas eliminatórias iniciais em 2017, 2018 e 2020, mas nunca conseguiu superar seus adversários.

Para a atual edição, chega com um elenco quase inteiro venezuelano. A exceção é o goleiro Orlando Mosquera, titular também da seleção do Panamá.

Zamora – Venezuela

Começa na primeira fase preliminar, com a última vaga no país na Libertadores, após ficar com o quarto lugar no campeonato local.

Já disputou o torneio cinco vezes. Na última, em 2019, foi eliminado na fase de grupos.

Sem muita história no continente, é mais conhecido por ser o time que revelou o meia Yeferson Soteldo. Volta a apostar em novos nomes do país para conseguir avançar.