Brasil

PM detona suposto artefato explosivo achado em caminhão na área do Aeroporto de Brasília

Material passará por perícia; suspeita é de que havia emulsão explosiva no objeto. Polícia descarta participação do motorista e apura o caso; operação não impactou voos no Aeroporto JK.

A Polícia Militar do Distrito Federal detonou, neste sábado (24), um suposto artefato explosivo encontrado nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília. O caso é investigado pela 10ª Delegacia de Polícia Civil (Lago Sul).

TV Globo/Reprodução

PM detona suposto artefato explosivo achado em caminhão na área do Aeroporto de Brasília

Segundo a PM, o motorista de um caminhão-tanque de combustível percebeu um objeto estranho no veículo e alertou policiais na área. O homem não soube dizer quem havia deixado o material ali – a polícia descarta a participação do motorista no caso.

“A priori, o motorista não tem nada a ver com a situação, nem o caminhão. O caminhão seria utilizado supostamente para levar o artefato explosivo para algum lugar”, disse o delegado da 10ª DP, Marcelo Fernandes.

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou em uma rede social que a transição de governo acompanha o caso. Segundo Dino, o material detonado era “emulsão de pedreira” – uma espécie de explosivo que costuma ser usado por mineradoras em escavações.

Essas especificações, no entanto, só serão confirmadas após perícia. A investigação vai dizer se o material era mesmo a emulsão citada, se era “eficiente” (ou seja, capaz de explodir) e se havia algum mecanismo de acionamento remoto.

Em nota, a PMDF afirmou que, “no local, realizou-se a desativação do artefato explosivo” e que “o material apreendido foi entregue de forma segura à perícia”.

A operação na área do aeroporto foi deflagrada pelas polícias Civil, Federal e Militar – incluindo o esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM.

Até a última atualização desta reportagem, ninguém tinha sido detido ou apontado como responsável pelo material.

O caso não impactou as operações no aeroporto – decolagens e pousos foram mantidos normalmente.