Futebol

Três nomes no Flamengo que devem dar ‘dor de cabeça boa’ em Vítor Pereira para 2023

Campeão da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores, o Flamengo terminou o ano de 2022 em lua de mel e com um time que a torcida sabia de cabeça. Com a saída de Dorival Jr. e a chegada de Vítor Pereira, é natural que os jogadores comecem a temporada em pé de igualdade na busca por uma vaga no time titular.

E um trio que foi contratado neste ano espera aproveitar a pré-temporada para buscar um espaço entre os 11: Erick Pulgar, Arturo Vidal e Everton Cebolinha. Os três chegaram já com o time montado e embalando. Por conta disso, a minutagem foi longe da ideal, com o banco de reservas sendo local constante para os atletas.

Com a mudança da comissão técnica e o início de uma temporada, é natural que todos comecem a corrida pela briga no time se iguale, apesar de a tendência ser a manutenção do time campeão em 2022, com exceção de Rodinei, que saiu. Varela e Matheuzinho brigam pela posição na lateral. Mas a dor de cabeça boa de Vítor Pereira será mesmo com Pulgar, Vidal e Cebolinha.

Pulgar em 2022: 8 jogos e nenhum gol ou assistência

Contratado no meio da temporada para a vaga de Willian Arão, o chileno era segunda opção até mesmo quando o titular da posição não jogava. Isso porque ainda estava abaixo fisicamente e via Vidal como opção a qualquer um dos dois.

No entanto, o Pulgar é cercado de muita expectativa no Ninho para que em 2023 a disputa com Thiago Maia faça o Flamengo ganhar um nome a mais para o setor, que teve também a saída de Diego Ribas.

Vidal em 2022: 26 jogos, 2 gols e uma assistência

Principal contratação da temporada passada, a estrela mundial veio com status de titular. No entanto, as boas atuações de Thiago Maia e João Gomes acabaram fazendo o meio-campista atuando menos do que o esperado.

Se a falta de titularidade de Vidal por um lado não foi o que o jogador e nem o torcedor esperava, a boa fase da dupla titular, por outro lado, fez a adaptação do chileno ao futebol brasileiro ser mais tranquila. Vidal era o 12º jogador, entrava em praticamente toda partida, mas não precisou atuar os 90 minutos sem ter a reposição à altura durante o meio da temporada.

Com isso, a pré-temporada de 2023 é fundamental para a sequência de Vidal com a camisa do Flamengo. Campeão e adaptado, ele certamente será uma sombra presente para Thiago Maia e João Gomes.

Cebolinha em 2022: 31 jogos, 3 gols e 5 assistências

Reforço mais caro da temporada passada, Everton Cebolinha não conseguiu emplacar no time titular. Ainda abaixo daquele jogador que encantou no Grêmio e seleção brasileira, o camisa 11 se tornou o ‘veterano’ no time reserva que atuou no Brasileirão.

No mesmo exemplo de Pulgar e Vidal, Cebolinha chegou durante a temporada e teve uma adaptação ao futebol brasileiro atrapalhada. A pré-temporada é cercada de muita expectativa para o atacante.

Sem Bruno Henrique, lesionado, Everton se tornou a opção ofensiva do Flamengo pra dar velocidade ao jogo. E, com certeza, será muito mais acionado do que em 2022.