Futebol

Presidente da Fifa diz que pedirá a federações estádios com o nome de Pelé em todo o mundo: ‘Legado único’

O mundo do futebol começa nesta segunda-feira (02) a se despedir de Pelé. O Rei do Futebol será velado a partir das 10h (de Brasília), no gramado da Vila Belmiro, em cerimônia que irá até o mesmo horário de terça-feira (03), quando o corpo de Edson Arantes do Nascimento seguirá para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde acontecerá o sepultamento.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino chegou à cidade de Santos antes da abertura de portões aos torcedores para o adeus ao Rei acompanhado de Alejandro Domínguez, da Conmebol, e Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

À imprensa, Infantino prestou homenagens à lenda do futebol mundial.

“Pelé tem um legado único. Pelé recebeu um presente de Deus, um presente que poucas pessoas na Terra têm, que é tocar o coração e as emoções das pessoas. O fato é há que muitas pessoas ao redor do mundo, milhões, bilhões, que como eu nunca o viram jogar, mas estão pensando e o homenageando”.

“Claro que tive a sorte de encontrá-lo pessoalmente e conhecê-lo, mas não o vi jogar. Foi meu pai quem falou tantas vezes sobre ele comigo. Acho que o legado que Pelé deixa é único. Foi o primeiro do mundo a fazer tantas coisas que 99% dos jogadores apenas podem sonhar, e talvez o outro 1% possa fazer apenas alguma dessas coisas que ele fazia. Vamos guardá-lo nos nossos corações para sempre e vamos assegurar que o mundo do futebol relembre dele para sempre”.

Infantino revelou ainda que conversa com os presidentes das federações que compõe a Fifa para que estádios ao redor do mundo sejam rebatizados com o nome de Pelé.

“Por essas razões estamos aqui para prestar homenagem a ele, e conversando com todas as federações para prestarem um minuto de silêncio a Pelé. Mas também estamos conversando para que cada país do mundo tenha um estádio de futebol com o nome do Pelé. Em 50 ou 100 anos, quando uma criança perguntar ‘quem foi Pelé’, então nós poderemos lembrar dele. E no lugar onde ele costumava marcar seus gols, as emoções do futebol. Nós temos que ter certeza de que isso irá acontecer”.

A cerimônia seguirá até às 10h de terça-feira (03). Depois disso, será realizado um cortejo pelas ruas de Santos, com passagem pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste.

Pelé será sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, também na cidade do litoral paulista, somente com a presença de familiares.

O Santos comunicou ainda que o acesso do público na Vila Belmiro acontecerá nos portões 2 e 3 e a saída será pelos portões 7 e 8. Autoridades vão entrar pelo portão 10.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu na última quinta-feira, 29 de dezembro de 2022, às 15h27. Em comunicado, o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou que o maior atleta de todos os tempos faleceu em decorrência da falência múltipla de órgãos.

Aos 82 anos, o Rei não resistiu a complicações de um câncer que teve origem no cólon (parte do intestino grosso) e se espalhou em metástase por fígado, um dos pulmões e restante do intestino.