O dono de uma cervejaria e um eletricista foram presos em flagrante nessa quinta-feira (12), no bairro Baixão, em Arapiraca, após flagrante de furto de energia. A ação foi realizada em conjunto pela Equatorial Energia e 3º BPM.
De acordo com a Distribuidora, a cervejaria estava com o fornecimento de energia suspenso devido a um débito de quase R$ 10 mil. Após uma inspeção de rotina na região, as equipes técnicas constataram que a unidade consumidora estava realizando uma auto religação, de forma clandestina, intervindo na rede de distribuição de energia, sem autorização e sem consentimento da concessionária.
Durante a ação, a Polícia Militar encontrou no local, em posse dos funcionários do estabelecimento, cerca de 45 metros de condutores de energia de uso exclusivo da distribuidora. Segundo os militares, o dono e o eletricista da cervejaria poderão responder por furto de energia e receptação, crimes previstos nos artigos 155 e 180 do Código Penal Brasileiro.
A empresa ressalta que as ligações clandestinas geram diversos impactos negativos tanto para a população quanto para o sistema elétrico de distribuição de energia, principalmente em questões ligadas a segurança e a qualidade do fornecimento de energia da região, podendo ocasionar sobrecarga no sistema elétrico, oscilação e/ou a falta de energia.