O mundo do futebol terá o privilégio de acompanhar uma partida na qual Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estarão frente a frente novamente.
Nesta quinta-feira (19), na Arábia Saudita, acontecerá a Riyadh Season Cup, amistoso entre o PSG e um combinado dos rivais Al-Nassr e Al-Hilal. O confronto terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, a partir das 14h.
Apesar de reunir dois dos maiores nomes de toda a história do futebol, o amistoso ainda contará com demais presenças ilustres de atletas que estiveram na Copa do Mundo do Qatar. Os brasileiros também marcam presença no encontro. Ao todo serão três representantes do país no confronto.
Dentre os relacionados pelo Al-Nassr para o badalado duelo estão o meio-campista Luiz Gustavo, que esteve com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, além de Anderson Talisca, atacante revelado pelo Bahia, com passagem pela Europa e frequentemente cogitado no futebol brasileiro – esteve no radar do Corinthians no final de 2022, por exemplo.
Do lado do Al-Hilal, o único brasileiro selecionado para o amistoso é o meia-atacante Matheus Pereira. Com 26 anos, o atleta tem contrato com o time árabe até a metade de 2026 e vive um imbróglio por conta de atrasos salariais, podendo até mesmo deixar o clube de graça.
O nome do jogador é constantemente especulado para um retorno ao Brasil e apontado como alvo de diversas equipes desde os tempos em que se destacava na Premier League, pelo West Bromwich Albion. Enquanto não há uma definição, Matheus segue no Al-Hilal e poderá até mesmo disputar o Mundial de Clubes da Fifa.
A equipe está nas quartas de final da competição e enfrentará o Wydad Casablanca, representante local do Marrocos, por uma vaga na semifinal para enfrentar o Flamengo.
O amistoso também terá alguns atletas que estiveram com a Arábia Saudita na Copa do Mundo. A seleção fez história ao vencer a Argentina, que seria campeã do mundo dias depois, de virada, por 2 a 1, na estreia de ambas no Mundial do Qatar. A equipe brigou por uma vaga nas oitavas até a última rodada, mas sucumbiu na fase de grupos.
O Al-Nassr conta com dois convocados: Abdulelah Al-Amri e Abdullah Madu. Já o Al-Hilal tem Mohammed Al-Owais, Saud Abdulhamid, Abdullah Otayf e Salem Al-Dawsari, este autor do golaço da virada da seleção em cima da Argentina.
O Al-Hilal cede também nomes como Jang Hyun-soo. O sul-coreano esteve em campo pela seleção nacional na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Porém, naquele mesmo ano, Hyun-soo foi banido para sempre da equipe ao ser considerado culpado por ter mentido a respeito das horas de serviços comunitários no exército da Coreia do Sul. Após investigação, o atleta foi banido e ainda recebeu uma multa de 26 mil dólares pelo ato.
O combinado árabe ainda terá como representante no elenco do amistoso o atacante André Carrillo, que esteve em campo com a seleção peruana na final da Copa América de 2019, contra o Brasil, no Maracanã. Na oportunidade, a seleção brasileira foi campeã ao vencer por 3 a 1. O atleta é figura carimbada nas convocações do Peru.
Moussa Marega, atacante com passagem marcante pelo Porto, ao conquistar duas edições do Campeonato Português (2017/18 e 2019/20), também estará no confronto.
O Al-Nassr, equipe de Cristiano Ronaldo, além dos árabes que estiveram na Copa e de dois brasileiros, conta ainda com o meia-atacante Pity Martínez. Multicampeão com o River Plate nos últimos anos, o argentino foi especulado em clubes como Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e outros do Brasil.
Após deixar o River Plate, Pity Martínez foi negociado com o Atlanta United, da MLS, e depois foi fechou com o Al-Nassr, clube no qual atua e tem vínculo até a metade de 2024.
Quem ficou de fora foi Álvaro González, rival de Neymar na França. Atualmente no Al-Nassr, o espanhol poderia fazer parte da lista que o clube saudita disponibilizou para o amistoso contra o PSG. No entanto, Álvaro González e Neymar não irão se reencontrar no amistoso. O defensor se lesionou na partida do Al-Nassr contra o Al Taee, no último dia 6, e foi substituído aos 35 minutos do primeiro tempo por Majed Qasheesh.