Celebridades

BBB 23: Coren repudia falas de Fred Nicácio sobre enfermeira

Em conversa na casa, médico contou história de sua carreira e chamou profissional de "sua enfermeira"; entidade condenou expressão, afirmando que profissão não está subordinada a nenhuma outra

Fred Nicácio: fala repudiada pelo Coren de São Paulo Reprodução Instagram

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) usou suas redes sociais para condenar falas do médico Fred Nicácio, um dos participantes do Big Brother Brasil 23, que se referiu a uma enfermeira com quem trabalhou como “minha enfermeira”. Segundo a entidade, “a enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas”.

Fred Nicácio contou, em conversa com os colegas de BBB 23, na terça-feira (17), que quando ainda era fisioterapeuta, viu médico intubando um paciente e disse que queria fazer o mesmo. A enfermeira, que ele contou ser branca, teria replicado “sai daí, menino, isso aí é só pra médico”, já que fisioterapeutas não podem intubar pacientes. “Sete anos depois, amor, eu voltei lá, e ela foi minha enfermeira. ‘É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou intubar e você vai me ajudar’. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele”, lembrou Nicácio.

O uso de “minha enfermeira”, no entanto, foi criticado pelo Coren e também motivo de desabafo de outro participante, o enfermeiro Cezar Black, que chegou a chorar. “O programa Big Brother Brasil 23 exibiu entre ontem e hoje uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo”, dizia a nota do Coren-SP.

“A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria”, finalizava o comunicado.

Cezar, que desabafou com Domitila na tarde desta quarta-feira (18) o quanto se sentiu ofendido e humilhado pela postura de Nicácio, foi cobrar uma posição do médico, que tentou se explicar. “Eu não gosto de falar ‘auxiliar’, porque auxiliar parece que a função é só minha. Ajudar, não. Eu tenho a minha função e ela tem a dela”, disse ele. “Dentro da consciência de quem eu sou, não cabe diminuir uma mulher, ainda mais uma mulher que é corre, eu sei que ela corre. Ela só foi infeliz e ela teve que aprender com isso, mas não quer dizer que ela foi uma filha da p***. Ela teve uma atitude infeliz e um dia ela teve que responder por isso”, se defendeu ele.