Polícia

Três morrem em confronto com a PM durante operação que prendeu 12 por tráfico e homicídio

SSP

SSP

Uma operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) resultou na prisão de 12 pessoas e na morte de três suspeitos apontados como participantes de uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de arma de fogo nas cidades de Maceió, União dos Palmares e São José da Laje.

De acordo com a SSP, as investigações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com o 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ao todo serão cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão.

A operação, denominada Sentinela, ganhou este nome em alusão à origem da palavra, que significa o ato de guardar ou vigiar alguma coisa, nesse caso, as cidades da Zona da Mata de Alagoas.

Ainda de acordo com as investigações, a organização criminosa atuava com mais intensidade na cidade de União dos Palmares praticando até homicídios.

Segundo o promotor de Justiça Hamilton Carneiro, essa investigação em parceria com as mais diversas agências da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas reafirma o compromisso dos órgãos da persecução penal no incessante combate ao tráfico de drogas, que assola o país e, consequentemente, o estado de Alagoas. “A união de esforços potencializa os resultados e garante eficácia e efetividade nos resultados”, disse ele.

Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, a integração das forças policiais em parceria com o MPE é fundamental na luta contra o tráfico e, consequentemente, na diminuição do número de homicídios. “Mais uma vez vemos aqui a importância da união de forças entre as polícias e o Ministério Público Estadual para o efetivo combate à criminalidade em Alagoas”, disse o secretário.

Com os suspeitos foram apreendidas três armas, celulares, munições e drogas. Os policiais foram recebidos a tiros e revidaram a injusta agressão sofrida, em consequência três indivíduos foram baleados e não resistiram aos ferimentos.