Um homem de 47 anos – acusado de assassinar uma mulher, identificada como Maria Edjane Barbosa, em Delmiro Gouveia (AL) e que estava foragido há 20 anos – foi preso na quarta-feira, 18, na cidade de Itaquaquecetuba (SP).
A prisão se deu durante uma operação conjunta entre as Polícias Civis de Alagoas São Paulo. As investigações, realizadas pela Gerência de Inteligência Policial (Ginpol), da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), davam conta que o acusado estava em São Paulo. Com a ajuda da polícia de SP, o acusado foi preso e recluso no estado de São Paulo à disposição da Justiça de Alagoas.
Segundo informações da Polícia Civil de Alagoas, o crime aconteceu em 21 de outubro de 2003 e a motivação seria uma rixa antiga entre o acusado e a vítima. No dia do assassinato, a mulher e dois filhos menores de idade participavam de um evento na Praça da Igreja da Vila, na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Delmiro Gouveia, quando a vítima foi abordada pelo acusado.
No momento em que recebeu os tiros, Maria Edjane estava com um dos filhos em seus braços. A criança não se feriu, mas caiu nos braços da mãe. Após o crime, o acusado fugiu, deixando a mulher agonizando no chão e os filhos chorando.
A mulher foi atingida pelos disparos na boca, no tórax e no seio esquerdo. Ela chegou a ser socorrida ao hospital da cidade, mas não resistiu e entrou em óbito.
Considerado violento, ele teria ameaçado de morte o próprio pai. Na época, o delegado Rômulo Monteiro presidiu o inquérito policial e representou pela prisão preventiva do acusado, que foi corroborada pelo Ministério Público (MP) e deferida pelo Poder Judiciário.
Após 20 anos foragido, o acusado está recluso no estado de São Paulo à disposição da Justiça de Alagoas.