Duas pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira, 19, durante mais uma etapa da operação Alerta Celular, na região conhecida como Feira do Rato, no Centro de Maceió. Ao todo foram recuperados 16 aparelhos telefônicos de procedência duvidosa.
O intuito da ação conjunta entre as secretarias de estado da Segurança Pública (SSP) e da Fazenda (Sefaz) é coibir roubos e furtos de aparelhos eletrônicos diversos. Além dos celulares, foram apreendidos também um tablet, um módulo de celular, uma maquineta de cartão de crédito, dois relógios, dois carregadores portáteis e R$ 1.732, em espécie.
Os indivíduos presos, de 27 e 30 anos, que não tiveram as identidades divulgadas, foram conduzidos à Delegacia de Roubos da Capital, no bairro de Mangabeiras, para a realização dos procedimentos cabíveis. Outras pessoas acabaram empreendendo fuga quando avistaram as equipes, algumas delas abandonando aparelhos.
A ação realizada hoje contou com 14 guarnições do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar; da Delegacia de Roubos da Polícia Civil e também da Central de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda (COE/Sefaz-AL). As equipes mapearam pontos estratégicos da cidade onde há indícios de comercialização de celulares roubados com base em um trabalho de inteligência.
Alerta Celular
Esta é mais uma das ações promovidas desde o lançamento da plataforma Alerta Celular, que cria um banco de dados com informações de aparelhos celulares e assim possibilita que as forças policiais ao recuperar aparelhos roubados, possam entrar em contato com os proprietários.
Dos celulares apreendidos durante a operação, alguns não foram identificados na base de dados do Alerta Celular, impossibilitando a identidade do proprietário e a devida devolução. A SSP orienta que a população tão logo compre o aparelho, de imediato dê preferência para cadastrá-lo no site da plataforma, independente do equipamento ter sido roubado, furtado ou extraviado.
Como cadastrar seu aparelho no site do Alerta Celular?
Para que o cruzamento possa ser feito e o aparelho roubado possa ser devolvido ao dono, o cidadão precisará realizar um cadastro no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o cadastro e login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho, como marca, modelo e IMEI.
A forma mais simples para descobrir o IMEI é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o IMEI.