O estabelecimento funcionava sem documentos básicos e foram identificados equipamentos danificados, higienização precária e comercialização de medicamentos de uso controlado em desacordo com as normas
Uma farmácia, localizado no Trapiche da Barra, parte baixa de Maceió, foi interditada, nesta terça-feira (31), por descumprimento às normas sanitárias. O estabelecimento estava funcionando sem alvará sanitário, sem Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e, no momento da fiscalização, estava sem responsável técnico.
Durante a inspeção, fiscais da Vigilância Sanitária também identificaram equipamentos danificados, higienização precária, além da comercialização de medicamentos de uso controlado em desacordo com as normas estabelecidas pelos órgão competentes.
A farmácia foi autuada e terá 90 dias para se adequar às normas da Vigilância Sanitária de Maceió, podendo receber multa que varia de R$ 180 a R$ 19 mil reais. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, o local descumpria normas imprescindíveis ao correto funcionamento do negócio e, por isso, precisou fechar as portas para se reorganizar.
“Flagramos um local que funcionava sem documentações importantes e não podíamos permitir a continuidade de seu funcionamento, pois vinha trazendo sério risco à saúde da população. Resolvemos interditar para que o estabelecimento possa retomar suas atividades apenas quando se adequar às normas da Vigilância”, disse.
Denúncia – Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.